Funcionários da PJ e GNR acusados de tráfico de droga e corrupção

Tiago Henrique Marques / Lusa

-

O Ministério Público deduziu acusação contra 29 arguidos, dois deles funcionários da Polícia Judiciária e outro da Guarda Nacional Republicana, no âmbito da “Operação Aquiles”, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa e corrupção ativa e passiva.

Um dos funcionários da Polícia Judiciária (PJ) é o coordenador na reforma Carlos Santos Dias, o outro é o inspetor-chefe da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), Ricardo Macedo, enquanto o guarda da GNR é o cabo do destacamento de Torres Vedras José Manuel Baltazar Silva.

De acordo com a acusação, alguns dos arguidos da “Operação Aquiles” faziam parte de grupos organizados, de âmbito transnacional, que se dedicavam ao narcotráfico e que teriam o apoio daqueles dois funcionários da PJ.

Os dois funcionários da PJ forneciam, de forma ilegítima, informações sobre as investigações em curso relativas a crimes de tráfico de estupefacientes, mediante o pagamento de contrapartidas em dinheiro, indica a acusação.

Um destes funcionários da PJ contaria ainda com o auxílio do cabo da GNR do destacamento de Torres Vedras José Manuel Baltazar Silva.

Durante as investigações foram apreendidos mais de 900 quilogramas de cocaína e 30 quilogramas de haxixe, vários veículos e valores em dinheiro no “montante de várias dezenas de milhar de euros”, refere a acusação.

Nove dos arguidos estão sujeitos a medidas de coação privativas de liberdade. Um encontra-se em prisão preventiva e os restantes oito, entre os quais os dois funcionários da PJ e o cabo da GNR, estão sujeitos à obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica.

Sete dos arguidos agora acusados ainda não foram interrogados, por se encontrarem em fuga, pelo que foram emitidos mandados de detenção de modo a serem ouvidos em interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação.

Neste inquérito, o Ministério Público foi coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Dia histórico". Espanha remove a última estátua pública do ditador Franco

A última estátua pública do ditador Francisco Franco foi removida de Melilla. A cidade situa-se na costa noroeste de África, mas está sob a soberania espanhola desde o século XVII. Na terça-feira, um grupo de trabalhadores …

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …