Funcionários da PJ e GNR acusados de tráfico de droga e corrupção

Tiago Henrique Marques / Lusa

-

O Ministério Público deduziu acusação contra 29 arguidos, dois deles funcionários da Polícia Judiciária e outro da Guarda Nacional Republicana, no âmbito da “Operação Aquiles”, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa e corrupção ativa e passiva.

Um dos funcionários da Polícia Judiciária (PJ) é o coordenador na reforma Carlos Santos Dias, o outro é o inspetor-chefe da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), Ricardo Macedo, enquanto o guarda da GNR é o cabo do destacamento de Torres Vedras José Manuel Baltazar Silva.

De acordo com a acusação, alguns dos arguidos da “Operação Aquiles” faziam parte de grupos organizados, de âmbito transnacional, que se dedicavam ao narcotráfico e que teriam o apoio daqueles dois funcionários da PJ.

Os dois funcionários da PJ forneciam, de forma ilegítima, informações sobre as investigações em curso relativas a crimes de tráfico de estupefacientes, mediante o pagamento de contrapartidas em dinheiro, indica a acusação.

Um destes funcionários da PJ contaria ainda com o auxílio do cabo da GNR do destacamento de Torres Vedras José Manuel Baltazar Silva.

Durante as investigações foram apreendidos mais de 900 quilogramas de cocaína e 30 quilogramas de haxixe, vários veículos e valores em dinheiro no “montante de várias dezenas de milhar de euros”, refere a acusação.

Nove dos arguidos estão sujeitos a medidas de coação privativas de liberdade. Um encontra-se em prisão preventiva e os restantes oito, entre os quais os dois funcionários da PJ e o cabo da GNR, estão sujeitos à obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica.

Sete dos arguidos agora acusados ainda não foram interrogados, por se encontrarem em fuga, pelo que foram emitidos mandados de detenção de modo a serem ouvidos em interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação.

Neste inquérito, o Ministério Público foi coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …