Funcionário da embaixada em Teerão atingido a tiro levou à suspensão de vistos

Tiago Petinga / Lusa

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros

Funcionário iraniano da embaixada portuguesa atingido a tiro, em março, motivou a suspensão de vistos a cidadãos iranianos e de todas as atividades da secção consular.

Segundo o jornal Público, um funcionário iraniano da embaixada portuguesa em Teerão atingido a tiro nos arredores da instalação diplomática foi a razão que levou à suspensão de vistos a cidadãos iranianos e de todas as atividades da secção consular.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou, esta terça-feira, que a atribuição de vistos a cidadãos iranianos tinha sido suspensa por questões de segurança, sem avançar mais pormenores.

Em comunicado, o governante esclareceu que a suspensão dos vistos se devia às “condições de funcionamento da secção consular” em Teerão , uma vez corrigidas e ultrapassadas, “possibilitarão a retoma do seu funcionamento, tão breve quanto possível”.

Santos Silva salientou também que a suspensão “em nada resulta de uma avaliação sobre as condições gerais de segurança na República do Irão, ou de qualquer outro aspeto de natureza institucional ou política”.

O diário apurou que este incidente, ocorrido em março e na altura confirmado pelo ministro e pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Bahram Qasemi, foi considerado como uma quebra de segurança nas instalações diplomáticas.

Na altura, Santos Silva confirmou que os ferimentos não tinham sido graves e o representante iraniano afirmou que as investigações iniciais apontavam para que o tiroteio tivesse acontecido por “questões pessoais”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As secções consulares, portuguesas no estrangeiro, são uma vergonha! Uma autêntica máfia, cometem ilegalidades, há imensos casos denunciados de corrupção, e tratam as pessoas (portugueses inclusive) como gado! São uma vergonha para Portugal e para os portugueses.
    Condeno o ataque ao funcionário, mas não estou nada admirado!

RESPONDER

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …