/

Funcionário da embaixada em Teerão atingido a tiro levou à suspensão de vistos

1

Tiago Petinga / Lusa

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros

Funcionário iraniano da embaixada portuguesa atingido a tiro, em março, motivou a suspensão de vistos a cidadãos iranianos e de todas as atividades da secção consular.

Segundo o jornal Público, um funcionário iraniano da embaixada portuguesa em Teerão atingido a tiro nos arredores da instalação diplomática foi a razão que levou à suspensão de vistos a cidadãos iranianos e de todas as atividades da secção consular.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou, esta terça-feira, que a atribuição de vistos a cidadãos iranianos tinha sido suspensa por questões de segurança, sem avançar mais pormenores.

Em comunicado, o governante esclareceu que a suspensão dos vistos se devia às “condições de funcionamento da secção consular” em Teerão , uma vez corrigidas e ultrapassadas, “possibilitarão a retoma do seu funcionamento, tão breve quanto possível”.

Santos Silva salientou também que a suspensão “em nada resulta de uma avaliação sobre as condições gerais de segurança na República do Irão, ou de qualquer outro aspeto de natureza institucional ou política”.

O diário apurou que este incidente, ocorrido em março e na altura confirmado pelo ministro e pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Bahram Qasemi, foi considerado como uma quebra de segurança nas instalações diplomáticas.

Na altura, Santos Silva confirmou que os ferimentos não tinham sido graves e o representante iraniano afirmou que as investigações iniciais apontavam para que o tiroteio tivesse acontecido por “questões pessoais”.

ZAP //

1 Comment

  1. As secções consulares, portuguesas no estrangeiro, são uma vergonha! Uma autêntica máfia, cometem ilegalidades, há imensos casos denunciados de corrupção, e tratam as pessoas (portugueses inclusive) como gado! São uma vergonha para Portugal e para os portugueses.
    Condeno o ataque ao funcionário, mas não estou nada admirado!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.