Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro “explosivo”

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês.

De acordo com o The Washington Post, o livro “The Warning” (“O Aviso”), será lançado no dia 19 de dezembro e está a ser promovido como “um retrato sem precedentes dos bastidores da presidência de Trump”. O autor, que permanece anónimo, será representado por Matt Latimer e Keith Urbahn, da Javelin, a editora que representa também nomes como James B. Comey, antigo diretor do FBI, e a senadora Martha McSally.

O autor vai doar parte das receitas das vendas do livro à Associação de Correspondentes da Casa Branca “e outras organizações que lutam por uma imprensa livre”, refere um comunicado enviado pela editora, citado pelo NYT, que descreveu o livro como “explosivo” e que vai continuar onde o artigo de opinião parou.

O livro, acrescenta, “não foi escrito pelo autor de ânimo leve ou com o propósito de enriquecer. Foi escrito como um ato de consciência e de dever”.

Em setembro de 2018, o NYT publicou um artigo de opinião escrito por um membro da administração de Donald Trump que não se quis identificar e que assumia fazer “parte da resistência silenciosa” que se vive na Casa Branca. O autor garantiu que não era o único e que existia um grupo de funcionários com altos cargos que trabalham para “frustrar parte da agenda” do presidente norte-americano e para proteger o país dos seus “impulsos”.

Apesar de ainda não se saber a identidade do autor, já há várias hipóteses, escreve o Observador. As primeiras passaram pela ex-porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, a conselheira Kellyanne Conway ou ainda o general John F. Kelly, chefe de gabinete de Donald Trump. Houve até quem colocasse a hipótese de ter sido Ivanka Trump, a filha do líder norte-americano.

Porém, de acordo com Matt Latimer, nem com a publicação do livro a identidade do autor será revelada. “A sua identidade é quase irrelevante porque quase não há um sentimento expresso neste livro que não seja compartilhado por muitos outros que serviram e continuam a servir este governo nos níveis mais altos”, disse.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …