Funcionária desviou meio milhão de euros de escola pública (e ninguém desconfiou de nada)

Uma assistente técnica de uma Escola de Ermesinde, em Valongo, no distrito do Porto, está a ser investigada por suspeitas de que se apropriou de meio milhão de euros desviando valores dos salários dos professores. E ninguém desconfiou de nada.

O caso ocorreu no Agrupamento de Escolas de São Lourenço, em Ermesinde, Valongo, e é reportado pelo Jornal de Notícias (JN).

A funcionária que trabalhava na secretaria do Agrupamento terá, alegadamente, desviado cerca de meio milhão de euros respeitantes aos descontos para a Caixa Geral de Aposentações (CGA) e para o Fisco dos salários dos professores.

O caso terá sido descoberto em Dezembro de 2019, mas só depois de uma auditoria da Inspecção Geral da Educação e Ciência (IGEC).

A funcionária terá tirado partido do facto de possuir uma palavra-chave que não devia para proceder aos alegados desvios.

Ela era responsável pelo processamento dos salários dos funcionários das escolas do Agrupamento, designadamente dos professores. Desse modo, tinha também que passar os descontos devidos para a CGA e para o Fisco.

Mas, ao longo de um período ainda não determinado, a assistente técnica terá utilizado uma palavra-chave que não devia ter para “validar todas as operações da conta bancária da escola”, como relata o JN.

Assim, ela terá desviado o dinheiro para contas bancárias pessoais.

O esquema funcionaria de forma irregular – nalguns meses, ela faria os descontos como devido -, para não levantar desconfianças.

“O director do Agrupamento de Escolas de Valongo fez uma participação-crime junto do Ministério Público, na sequência da detecção pela IGEC de infracções com relevância disciplinar no âmbito do funcionamento da tesouraria”, revelou ao JN uma fonte do Ministério da Educação.

O jornal apurou ainda que a funcionária investigada está de baixa médica, o que não permitiu a instauração de nenhum suspensão preventiva disciplinar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se a ladra souber repartir o saque, não lhe acontece nada! O delegado do ministério público e o juiz já estão a esfregar as mãos…

RESPONDER

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …