“Fumo passivo” dos cigarros electrónicos não faz mal à saúde

Monica Grigsby / Flickr

A CASAA, associação sem fins lucrativos defensora dos consumidores de alternativas ao tabaco, apresentou o resultado de um estudo da Universidade de Drexel sobre os efeitos para a saúde dos elementos químicos dos cigarros electrónicos que confirma que os mesmos geram um risco mínimo para a saúde.

O estudo, financiado pela CASAA e publicado na revista BioMed Central, foi realizado pelo professor Igor Burstyn, da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, que concluiu que o vapor criado pelos e-cigarros “não faz mal à saúde”.

O interesse da CASAA em promover o estudo resultou de uma preocupação dos consumidores sobre os efeitos a longo prazo dos cigarros electrónicos para a saúde, e da falta de informação fidedigna acerca dos mesmos.

Financiada por doações e contando apenas com voluntários, a CASAA descobriu que muitos dos estudos que têm sido feitos sobre os e-cigarros são incorrectos. Vários jornais médicos de prestígio, como o The British Medical Journal, anunciaram que deixarão de publicar os resultados de estudos sobre os e-cigarros, já que a grande maioria deles são financiados por empresas farmacêuticas e de tabaco .

9 mil casos

Para corrigir esta lacuna, a CASAA pediu ao Dr. Burstyn que analisasse mais de 9.000 estudos e observações sobre os químicos dos cigarros electrónicos.

Ao rever a composição dos vapores e dos líquidos, Burstyn concluiu que os riscos que os elementos químicos encontrados nesses dispositivos representam para a saúde dos consumidores eram mínimos.

d.r. Igor Burstyn / Google+

Igor Burstyn, investigador da Universidade de Drexel e Universidade de Ultrecht

Igor Burstyn, investigador da Universidade de Drexel e Universidade de Ultrecht

Igor Burstyn, que além de docente na Escola de Saúde Pública da Universidade de Drexel é também professor no Departamento de Medicina e Instituto de Ciências para a Evolução de Riscos da Universidade de Ultrecht, na Holanda, afirma que “os fumadores passivos não sofrem nenhum problema de saúde após serem expostos aos vapores destes dispositivos”.

Os e-cigarros usam calor para converter um líquido, que pode conter ou não nicotina, em vapor.

Os elementos químicos primários que aparecem nos e-cigarros são o propilenoglicol e a glicerina. Segundo o estudo, na quantidade em que se encontram presentes nos cigarros electrónicos, ambos os produtos químicos são seguros.

Além destes elementos, o médico estudou outros químicos que têm levantado alguma preocupação nos últimos anos, como o formaldeído, nitrosaminas, metais e etilenoglicol, que estão presentes em alguns líquidos para cigarros electrónicos. No entanto, tal como no caso do propilenoglicol e da glicerina, estes estão em uma quantidade tão baixa que não geram nenhum risco para a saúde.

Muitos estudos anteriores sobre os efeitos do cigarro eletrónico foram financiados por grupos farmacêuticos ou empresas de tabaco. A indústria farmacêutica controla muitos dos produtos para deixar de fumar, incluindo adesivos de nicotina, sprays e medicamentos contra o tabagismo.

O crescente sucesso que estão a ter os cigarros electrónicos representa uma ameaça para essas indústrias. Em Portugal, o número de fumadores que mudam para estes dispositivos aumenta cada vez mais.

A Vapo, loja online da pioneira fabricante europeia de cigarros electrónicos, registou um grande incremento de vendas nos últimos anos e afirma que a maioria de seus clientes “estão satisfeitos com os resultados destes dispositivos por ser uma forma eficaz de deixar de fumar, inclusive mais do que outras alternativas como adesivos, sprays, etc”.

Carl V. Phillips, Diretor Científico da CASAA, afirma que o estudo prova que “os e-cigarros são muito mais seguros do que os cigarros tradicionais, já que estes apresentam 4.000 substâncias químicas diferentes”.

“Verificou-se que 50 destes elementos químicos do cigarro tradicional podem causar cancro“, acrescentou Phillips.

vapo.pt

Os riscos dos produtos do cigarro electrónico para a saúde dos consumidores são mínimos, conclui estudo.

Os riscos dos produtos do cigarro electrónico para a saúde dos consumidores são mínimos, conclui estudo.

ZAP / Vapo

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Caro Paulo,
      Encontra na tag “tabagismo” diversos artigos com diferentes pontos de vista sobre as vantagens e inconvenientes do cigarro electrónico, assunto que o ZAP tem vindo a acompanhar.

  1. Vejo-me obrigado a concordar com o Paulo.
    Isto é publicidade e muito mal disfarçada Tão mal que até tem um link directo para a vapo.pt; já esta marca agradece, uma vez que toda a publicidade – mesmo a má – é boa (ao contrário do jornalismo).

RESPONDER

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …