/

Freiras detidas em Évora por maus-tratos a jovens

Três freiras da Congregação das Irmãs do Amor de Deus foram detidas em Évora, por suspeitas de maus-tratos a jovens raparigas institucionalizadas no Lar Juvenil D. Amália Vinagre, em Vila Viçosa.

A investigação judicial terá sido iniciada por uma denúncia de um ex-funcionário do Lar que acolhe crianças e jovens em risco, institucionalizadas por ordem judicial, e que é da Santa Casa da Misericórdia.

Doze das 13 raparigas internadas no Lar “confirmaram aos investigadores da GNR que sofreram ou presenciaram” maus-tratos por parte das freiras, segundo apurou o Correio da Manhã (CM). Em causa estão “agressões e humilhações“, ainda segundo o jornal.

As três freiras “foram detidas preventivamente no passado dia 12 de Setembro e presentes a juiz no dia seguinte”, refere a Arquidiocese de Évora em comunicado, salientando que ficaram “em liberdade, com Termo de Identidade e Residência e impedidas de manter contactos com jovens enquanto o processo decorrer”.

A Congregação das Irmãs do Amor de Deus tinha quatro religiosas colocadas no Lar de Vila Viçosa e apenas uma não está envolvida no inquérito por “não haver provas de que tinha cometido violência”, realça o CM.

A Arquidiocese de Évora nota que está a acompanhar “o caso com atenção, prudência e cuidado”. “A prioridade clara será sempre assegurar a protecção e segurança das crianças e jovens, ao mesmo tempo que se aguardam os cabais esclarecimentos sobre os factos”, acrescenta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.