Freira e Diocese de Fátima disputam imóveis de 5 milhões de euros

Paulo Cunha / Lusa

É uma “guerra” que corre pelos tribunais há 11 anos e que envolve um património imobiliário avaliado em 5 milhões de euros. Podia ser mais uma história comum de desaguisados na justiça, não fosse o caso de opor uma freira açoriana e a diocese de Fátima.

A freira Maria Madalena de Jesus, actualmente com 89 anos, acusa a diocese de Fátima de se ter apropriado de bens que alega pertencerem à Fundação que criou, juntamente com um sobrinho, e à congregação religiosa Pia União das Escravas do Divino Coração de Jesus, de que é uma das fundadores.

Estão em causa bens imóveis que esta congregação juntou desde 1959, como noticia o Expresso, frisando que resultaram de heranças recebidas e de negócios imobiliários.

A freira alega que a congregação, que se dedicou ao ensino pré-escolar e a acolher jovens açorianos estudantes no Continente, foi criada por iniciativa própria e que, portanto, é uma entidade privada.

Já a diocese de Fátima que reclama a posse dos bens aponta que a Pia União é uma associação pública de fiéis e que, portanto, o seu património deve ter “fins religiosos”, como aponta o semanário.

Em causa estão 16 prédios e terrenos avaliados em cerca de 5 milhões de euros, ainda de acordo com a mesma publicação.

O Jornal de Leiria refere que o desaguisado envolve “mais de uma dúzia de imóveis, entre casas de habitação, terrenos e outras propriedades espalhadas por todo o País, incluindo os Açores”.

Um destes imóveis será um prédio localizado em Ponta Delgada, na Ilha Terceira, nos Açores, que está avaliado em 822 mil euros.

Nos tribunais, correm vários processos, em diferentes instâncias, num caso que se arrasta há 11 anos.

No início, a irmã Maria Madalena de Jesus era acompanhada neste braço-de-ferro com a diocese de Fátima por outras três freiras, também pertencentes à congregação. Mas, entretanto, faleceram.

Neste momento, a Pia União está à beira da extinção por falta de freiras.

Em 2008, a Pia União chegou a vencer num tribunal de Santarém um dos processos relativo a um dos imóveis localizado em Coimbra. Como “retaliação”, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, nomeou dois comissários para dirigir a congregação e decidiu afastar a irmã Maria Madalena de Jesus da função de Madre Superiora e de todos os assuntos “não religiosos”.

A diocese de Fátima também tentou impedir a criação da Fundação que surgiu, pelas mãos da freira e de um sobrinho, para gerir o património.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez mais a religião me mete mais NOJOOOOOOOO, em especial a católica!
    E esses padres ao quererem ficar com o que não lhes pertence mais nojo me metem!
    cambada de chupistas.

  2. Ana Isabel a religião cristã não possui nada de errado… o problema é que os crentes simplesmente não a cumprem! Eu não sou crente, sou ateu, mas não encontro nada de errado nas palavras de Deus.

    Cristo sempre teve problemas com este tipo de “fiéis”… a sua entrada no templo em Jerusalém onde expulsa todos aqueles que por lá vendiam, é um exemplo… muitas guerras tinham como missão o “cristianismo” mas do que se tratava fundamentalmente era de usurpar bens de outros (incluindo os intelectuais/culturais). “Dai a César o que é de César” até isto simplesmente não é cumprido…

    • “mas não encontro nada de errado nas palavras de Deus.”
      Nem errado, nem certo!…
      Na verdade, nem as palavras de Deus “encontra”, porque ele não diz nada e só “comunica”através de “intermediários”…

      • Repare eu sou ateu, até o “declarei”… ou seja, nem acredito na sua existência! As palavras de Deus, segundo a Bíblia, foram transmitidas pelo seu filho, Jesus Cristo. Jesus Cristo até pode ter existido mas, sendo eu ateu, este nunca poderá ser filho de Deus (um Deus, seja este qual for). Ainda antes da “vinda” de Jesus Cristo à terra, já a “palavra” de Deus era transmitida, como o afirma, por “intermediários”, conforme se pode constatar no Velho Testamento.
        Não existe nada de errado nas “palavras” destas “divindades”, quer tenham sido proferidas “ao vivo” quer tenham sido dadas através de “intermediários”. Até podiam ser dadas por um animal “irracional” com algum tipo de “poder do além”! Bom, ao se cumprirem na integra, o homem não teria tido a “vivência” que actualmente tem. Mas, pela óptica de quem acredita que o homem é fruto de um Deus, este desde sempre soube, então, que estava a criar um problema! Mas Deus, sendo omnipotente, terá dado um primeiro exemplo de pluralismo: deixou que Satanás exista!

        • Sim, eu percebei!
          A ideia era mesmo criticar os “intermediários” (como esses parasitas descarados da diocese de Fátima!) que, juntando a ignorância com a estorinhas sobre deuses (escritas sabe-se como e por quem!), vivem à “grande e à francesa”!

  3. São todos iguais. Basta saber que o Vaticano investe dinheiro na bolsa em vez de ajudar quem precisa. Se tudo correr bem, daqui a uns anos tchau tchau religiões no planeta da informação.

  4. Religiões!… É o “venha a nós o vosso reino” – o que mais interessa senão dinheiro e poder?!
    O caso de Fátima já era vergonhoso, mas depois do “reconhecimento” das “alucinações de Fátima”, é mesmo à descarada – agora até tem várias visitas do Papa e a ajuda do Marcelo para encher ainda mais os cofres da máfia da Igreja!!
    O negócio continua em expansão/internacionalização e vale tudo, até roubar colegas de “profissão”!…

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …