Freira e Diocese de Fátima disputam imóveis de 5 milhões de euros

Paulo Cunha / Lusa

É uma “guerra” que corre pelos tribunais há 11 anos e que envolve um património imobiliário avaliado em 5 milhões de euros. Podia ser mais uma história comum de desaguisados na justiça, não fosse o caso de opor uma freira açoriana e a diocese de Fátima.

A freira Maria Madalena de Jesus, actualmente com 89 anos, acusa a diocese de Fátima de se ter apropriado de bens que alega pertencerem à Fundação que criou, juntamente com um sobrinho, e à congregação religiosa Pia União das Escravas do Divino Coração de Jesus, de que é uma das fundadores.

Estão em causa bens imóveis que esta congregação juntou desde 1959, como noticia o Expresso, frisando que resultaram de heranças recebidas e de negócios imobiliários.

A freira alega que a congregação, que se dedicou ao ensino pré-escolar e a acolher jovens açorianos estudantes no Continente, foi criada por iniciativa própria e que, portanto, é uma entidade privada.

Já a diocese de Fátima que reclama a posse dos bens aponta que a Pia União é uma associação pública de fiéis e que, portanto, o seu património deve ter “fins religiosos”, como aponta o semanário.

Em causa estão 16 prédios e terrenos avaliados em cerca de 5 milhões de euros, ainda de acordo com a mesma publicação.

O Jornal de Leiria refere que o desaguisado envolve “mais de uma dúzia de imóveis, entre casas de habitação, terrenos e outras propriedades espalhadas por todo o País, incluindo os Açores”.

Um destes imóveis será um prédio localizado em Ponta Delgada, na Ilha Terceira, nos Açores, que está avaliado em 822 mil euros.

Nos tribunais, correm vários processos, em diferentes instâncias, num caso que se arrasta há 11 anos.

No início, a irmã Maria Madalena de Jesus era acompanhada neste braço-de-ferro com a diocese de Fátima por outras três freiras, também pertencentes à congregação. Mas, entretanto, faleceram.

Neste momento, a Pia União está à beira da extinção por falta de freiras.

Em 2008, a Pia União chegou a vencer num tribunal de Santarém um dos processos relativo a um dos imóveis localizado em Coimbra. Como “retaliação”, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, nomeou dois comissários para dirigir a congregação e decidiu afastar a irmã Maria Madalena de Jesus da função de Madre Superiora e de todos os assuntos “não religiosos”.

A diocese de Fátima também tentou impedir a criação da Fundação que surgiu, pelas mãos da freira e de um sobrinho, para gerir o património.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez mais a religião me mete mais NOJOOOOOOOO, em especial a católica!
    E esses padres ao quererem ficar com o que não lhes pertence mais nojo me metem!
    cambada de chupistas.

  2. Ana Isabel a religião cristã não possui nada de errado… o problema é que os crentes simplesmente não a cumprem! Eu não sou crente, sou ateu, mas não encontro nada de errado nas palavras de Deus.

    Cristo sempre teve problemas com este tipo de “fiéis”… a sua entrada no templo em Jerusalém onde expulsa todos aqueles que por lá vendiam, é um exemplo… muitas guerras tinham como missão o “cristianismo” mas do que se tratava fundamentalmente era de usurpar bens de outros (incluindo os intelectuais/culturais). “Dai a César o que é de César” até isto simplesmente não é cumprido…

    • “mas não encontro nada de errado nas palavras de Deus.”
      Nem errado, nem certo!…
      Na verdade, nem as palavras de Deus “encontra”, porque ele não diz nada e só “comunica”através de “intermediários”…

      • Repare eu sou ateu, até o “declarei”… ou seja, nem acredito na sua existência! As palavras de Deus, segundo a Bíblia, foram transmitidas pelo seu filho, Jesus Cristo. Jesus Cristo até pode ter existido mas, sendo eu ateu, este nunca poderá ser filho de Deus (um Deus, seja este qual for). Ainda antes da “vinda” de Jesus Cristo à terra, já a “palavra” de Deus era transmitida, como o afirma, por “intermediários”, conforme se pode constatar no Velho Testamento.
        Não existe nada de errado nas “palavras” destas “divindades”, quer tenham sido proferidas “ao vivo” quer tenham sido dadas através de “intermediários”. Até podiam ser dadas por um animal “irracional” com algum tipo de “poder do além”! Bom, ao se cumprirem na integra, o homem não teria tido a “vivência” que actualmente tem. Mas, pela óptica de quem acredita que o homem é fruto de um Deus, este desde sempre soube, então, que estava a criar um problema! Mas Deus, sendo omnipotente, terá dado um primeiro exemplo de pluralismo: deixou que Satanás exista!

        • Sim, eu percebei!
          A ideia era mesmo criticar os “intermediários” (como esses parasitas descarados da diocese de Fátima!) que, juntando a ignorância com a estorinhas sobre deuses (escritas sabe-se como e por quem!), vivem à “grande e à francesa”!

  3. São todos iguais. Basta saber que o Vaticano investe dinheiro na bolsa em vez de ajudar quem precisa. Se tudo correr bem, daqui a uns anos tchau tchau religiões no planeta da informação.

  4. Religiões!… É o “venha a nós o vosso reino” – o que mais interessa senão dinheiro e poder?!
    O caso de Fátima já era vergonhoso, mas depois do “reconhecimento” das “alucinações de Fátima”, é mesmo à descarada – agora até tem várias visitas do Papa e a ajuda do Marcelo para encher ainda mais os cofres da máfia da Igreja!!
    O negócio continua em expansão/internacionalização e vale tudo, até roubar colegas de “profissão”!…

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …