A Plant A Tree Co prometeu plantar uma árvore por cada foto de uma animal de estimação partilhada nas redes sociais. No entanto, tem um histórico questionável de angariações de fundos.
Se é um utilizador assíduo do Instagram, provavelmente já deu de caras com uma ‘história’ de um amigo ou conhecido seu com o seguinte sticker: “We’ll plant 1 tree for every pet picture” [Vamos plantar uma árvore por cada fotografia de um animal].
A trend incentiva os utilizadores a divulgar uma fotografia do seu animal de estimação e, por cada foto partilhada, uma árvore será plantada. Mais de 4 milhões de pessoas aderiram à iniciativa. Mas, afinal de contas, quem vai plantar todas estas árvores?
Inicialmente, não é claro onde é que a tendência começou ou quem exatamente são as pessoas que vão plantar as árvores. O sticker não remete para nenhum utilizador ou fundação em particular, deixando o seu autor totalmente anónimo.
Entretanto, o criado veio a público. A conta @plantatreeco reivindicou a autoria da campanha, escreve a Newsweek. Por trás da ideia está Zack Saadioui, de 23 anos, formado em tecnologia da computação na Flórida, Estados Unidos.
“Obrigado por compartilhar os seus animais de estimação, eles são adoráveis”, escreveu a empresa na sua conta no Instagram. “Imediatamente percebemos que a publicação ficaria demasiado grande e que não tínhamos os recursos para plantar tantas árvores, por isso nós apagamos dez minutos depois”.
View this post on Instagram
Mesmo depois de ter apagado, as histórias continuaram a multiplicar-se. O crédito pela publicação também foi removido, “por causa daquilo que parece ser um bug do Instagram”, explicou a Plant A Tree Co.
De acordo com a VICE, a empresa fundada em 2019 disse que não poderia plantar os milhões de árvores prometidas, mas que tinha começado uma angariação de fundos — que atualmente já supera os 25 mil euros — para plantar o máximo de árvores possível.
“A trend ‘vamos plantar uma árvore por cada fotografia de um animal de estimação’ mostra o poder da comunidade do Instagram para aumentar a consciencialização sobre temas importantes”, sublinhou um porta-voz da Meta, a empresa-mãe do Instagram.
No entanto, nem tudo parece ser um conto de fadas. De acordo com a conta Exposing Instagram Scams, que investiga atividades suspeitas nesta rede social, a Plant A Tree Co tem um histórico de usar a plataforma para realizar angariações de fundos questionáveis desde o seu início.
View this post on Instagram
“Deixe-me deixar uma coisa clara, o único propósito da Plant A Tree Co é lucrar com seu site de dropshipping”, lê-se numa publicação recente. Além disso, a empresa terá ameaçado processar o criador da conta de Instagram por escrever sobre eles. Saadioui nega as acusações.
Dropshipping é uma técnica na qual o revendedor não detém os produtos que está a vender. Pelo contrário, comercializa os produtos que estão no stock do fornecedor. Assim que o cliente faz o pedido de compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor, que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente para o o cliente.
Desta forma, o revendedor consegue vender produtos por um preço inflacionado, que compra diretamente do fornecedor por uma fração do valor.
No site da Plant A Tree Co, a empresa garante ter plantado 6.500 árvores e diz que planeia plantar um milhão até ao final de 2021. O número foi publicado pela primeira vez em 2020 e, um ano depois, está exatamente igual.
“Para atingir a nossa meta de plantar um milhão de árvores, vendemos colares”, explica a Plant A Tree Co no seu site. No Alibaba, é possível ver colares suspeitamente idênticos aos que já foram vendidos pela Plant A Tree Co, vendidos em grandes quantidades por pouco mais de meio dólar.
Em 2019, Saadioui vendia uma palhinha reutilizável por dez dólares. No Alibaba, havia palhinhas praticamente iguais à venda por apenas 15 cêntimos.
De acordo com a Trees For The Future, a organização sem fins lucrativos que a Plant A Tree Co alegar estar a angariar o dinheiro para, o custo de plantar uma árvore é de cerca de 25 cêntimos.
Ainda em 2019, a Plant A Tree Co partilhou uma fotografia nas rede sociais alegadamente a mostrar algumas das árvores que tinha plantado em Toronto. No entanto, a foto usada foi tirada de um artigo de 2017 sobre plantação de árvores de uma empresa canadiana de whisky, escreve a VICE.
Gen Z sempre a surpreender…
O golpe do zack na rede social do zuck.