//

Francês de 71 anos está a atravessar o Atlântico dentro de uma cápsula

1

Um homem francês de 71 anos está a navegar desde quarta-feira dentro de um barril cor de laranja e espera atravessar o oceano Atlântico em três meses. 

Jean-Jacques Savin partiu das Ilhas Canárias, na costa ocidental africana, a bordo de um barril cor de laranja e tenciona chegar às Caraíbas no final de março. Os únicos impulsionadores do barril são as correntes marítimas, por isso viaja a apenas dois ou três quilómetros por hora.

A cápsula foi construída para resistir às ondas mais fortes e aos potenciais ataques de orcas. Há ainda uma painel solar que gera energia para as comunicações e para a localização GPS.

O francês era um militar paraquedista e adaptou um barril com uma janela, uma pequena cozinha, uma cama e um espaço de armazenamento para viajar oceano fora desde a costa africana até ao continente americano. A aventura – com custos a chegar aos 60 mil euros – está a ser financiada com parcerias e uma campanha de crowdfunding.

À Associated Press, Jean-Jacques Savin explicou que preparou uma garrafa de vinho branco Sauternes e uma embalagem de foie grois para celebrar a noite da passagem de ano. Além disso, como faz 72 anos em janeiro — altura em que ainda estará encerrado no barril laranja –, Jean-Jacques Savin também guardou uma garrafa de vinho tinto Saint-Émilion para o dia de aniversário.

À medida que a viagem avança, o barril vai deixando marcadores na água para as autoridades saberem onde está. Além disso, o percurso está a ser monitorizado através de uma página da Internet chamada “Find Me Spot”. A página de Facebook da aventura também indica que a viagem está a correr “muito, muito bem”.

A última vez que Jean-Jacques Savin deu novidades estava nas coordenadas GPS =27.54615,-18.23749 e tinha enviado uma fotografia com a mensagem: “Bom dia a todos e a todas! Hoje está tudo bem!”.

En direct du Tonneau, message de Jean Jacques :Bonjour à tous et à toutes !Aujourd'hui tout va bienPosition avec coordonnées GPS : ll=27.54615,-18.23749.

Publicado por TESA : Traversée de l'Atlantique en Tonneau em Quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Ninguém sabe ao certo onde é que Jean-Jacques Savin vai atracar quando chegar à América. O francês aposta em Barbados, mas também admite: “Gostava muito de chegar a uma ilha francesa, como Martinica ou Guadalupe. Seria mais simples em termos burocráticos e mais fácil para levar o barril de volta”.

ZAP // BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.