Francês de 71 anos está a atravessar o Atlântico dentro de uma cápsula

Um homem francês de 71 anos está a navegar desde quarta-feira dentro de um barril cor de laranja e espera atravessar o oceano Atlântico em três meses. 

Jean-Jacques Savin partiu das Ilhas Canárias, na costa ocidental africana, a bordo de um barril cor de laranja e tenciona chegar às Caraíbas no final de março. Os únicos impulsionadores do barril são as correntes marítimas, por isso viaja a apenas dois ou três quilómetros por hora.

A cápsula foi construída para resistir às ondas mais fortes e aos potenciais ataques de orcas. Há ainda uma painel solar que gera energia para as comunicações e para a localização GPS.

O francês era um militar paraquedista e adaptou um barril com uma janela, uma pequena cozinha, uma cama e um espaço de armazenamento para viajar oceano fora desde a costa africana até ao continente americano. A aventura – com custos a chegar aos 60 mil euros – está a ser financiada com parcerias e uma campanha de crowdfunding.

À Associated Press, Jean-Jacques Savin explicou que preparou uma garrafa de vinho branco Sauternes e uma embalagem de foie grois para celebrar a noite da passagem de ano. Além disso, como faz 72 anos em janeiro — altura em que ainda estará encerrado no barril laranja –, Jean-Jacques Savin também guardou uma garrafa de vinho tinto Saint-Émilion para o dia de aniversário.

À medida que a viagem avança, o barril vai deixando marcadores na água para as autoridades saberem onde está. Além disso, o percurso está a ser monitorizado através de uma página da Internet chamada “Find Me Spot”. A página de Facebook da aventura também indica que a viagem está a correr “muito, muito bem”.

A última vez que Jean-Jacques Savin deu novidades estava nas coordenadas GPS =27.54615,-18.23749 e tinha enviado uma fotografia com a mensagem: “Bom dia a todos e a todas! Hoje está tudo bem!”.

En direct du Tonneau, message de Jean Jacques :Bonjour à tous et à toutes !Aujourd'hui tout va bienPosition avec coordonnées GPS : ll=27.54615,-18.23749.

Publicado por TESA : Traversée de l'Atlantique en Tonneau em Quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Ninguém sabe ao certo onde é que Jean-Jacques Savin vai atracar quando chegar à América. O francês aposta em Barbados, mas também admite: “Gostava muito de chegar a uma ilha francesa, como Martinica ou Guadalupe. Seria mais simples em termos burocráticos e mais fácil para levar o barril de volta”.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …