UEFA desqualifica Rússia (com pena suspensa). França deporta adeptos

Peter Powell / EPA

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA aplicou à Rússia uma pena de exclusão do Euro 2016, suspensa até ao fim do torneio. Entretanto, as autoridades francesas anunciaram que os adeptos russos que estão sob vigilância da polícia no sul de França vão ser expulsos do país

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA aplicou uma multa de 150 mil euros e uma pena de desqualificação do Euro 2016 à Rússia, suspensa até ao fim do torneio.

Assim, caso de registem mais incidentes com adeptos no estádio, como aconteceu frente à Inglaterra, a seleção russa volta de imediato a casa.

“De acordo com o artigo 20 dos Regulamentos Disciplinares da UEFA, a desqualificação está suspensa até ao final do torneio. Esta suspensão poderá ser levantada caso incidentes de natureza semelhante se verifiquem dentro do estádio em qualquer uma das restantes partidas da equipa russa durante o Euro”, lê-se numa nota publicada no site da UEFA.

A decisão refere-se apenas aos incidentes registados no Estádio Vélodrome, nomeadamente agressões a adeptos ingleses, comportamento racista, utilização de fumos e arremesso de objetos.

Ao longo de todo o fim de semana, antes, durante e depois do jogo em Marselha, registaram-se vários incidentes violentos implicando adeptos russos, ingleses e franceses.

Os incidentes provocaram 35 feridos, quase todos ingleses. O mais grave permanecia em estado crítico na segunda-feira, mas estável, segundo o procurador de Marselha Brice Robin.

Entre as duas dezenas de detidos, seis britânicos, um austríaco e três franceses foram presentes a tribunal esta segunda-feira por envolvimento nos confrontos e condenadas a penas até um ano de prisão.

Adeptos russos deportados

Adeptos russos que estão sob vigilância da polícia no sul de França vão ser expulsos do país, por representarem ameaça para ordem pública, após os incidentes registados no sábado em Marselha, à margem do jogo Inglaterra-Rússia para o Euro 2016.

A AFP, citando autoridades locais, informa que a polícia identificou 29 adeptos russos num hotel de Mandelieu-la-Napoule, perto de Marselha, e, embora a operação não tivesse terminado, foi decidido deter alguns tendo em vista a sua expulsão do país.

A operação de identificação foi feita pela gendarmaria em coordenação com a divisão nacional de luta contra o hooliganismo, com o objetivo de verificar se estes russos estão incluídos numa lista de adeptos considerados de risco.

As pessoas que foram alvo do controlo preparavam-se para partir de autocarro com destino a Lille, onde a seleção da Rússia defronta a Eslováquia na quarta-feira, em jogo da segunda jornada do Grupo B do Euro 2016.

Brice Robin, procurador de Marselha, confirmou esta segunda-feira que 150 adeptos russos que estiveram por trás dos confrontos violentos estavam “altamente treinados”, alertando que os adeptos russos viajaram para França para causar problemas.

“Esses adeptos, que eram, na realidade, verdadeiros hooligans, estavam bem preparados para intervenções muito rápidas e muito violentas, daí a dificuldade de proceder à sua detenção”, afirmou o procurador, durante uma conferência de imprensa.

“Estamos a falar de pessoas extremamente bem treinadas”, acrescentou.

O ministro francês dos Desportos também lamentou a “ausência de cooperação” da Rússia, acusando-a de ter permitido a viagem de hooligans implicados nos atos de violência em Marselha, durante o Euro 2016.

“Há 150 a 200 hooligans russos que devem ser impedidos de causar estragos”, afirmou Kanner à AFP, acrescentando que as autoridades russas e em primeiro lugar a federação “deviam reagir”.

Na sua opinião, esta era “uma questão de prevenção acima de tudo”, pelo que “certos vistos jamais poderiam ter sido atribuídos”.

Futebol365

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Curioso como a Inglaterra não tem o mesmo castigo (e todos nós sabemos que “hooligan” vem daí). (alguns) ingleses nem se precisam de preparar. Já nascem para fazer este tipo de disparates. Será que o castigo (só) á Rússia não terá algo a ver com o Brexit? Nãaaaaaaoooooo…. Naaaaaddddddaaaaaa!!!!!!!!
    Nota á parte (que não é só a parte): Curioso como quase todos os tumultos envolvem adeptos ingleses… Estranho, não é?

  2. Pois mais uma vez andas pouco atento. Muito pouco. Tens de procurar informar-te mais (muito mais) antes de comentar. Alemanha – Ucrânica (ingleses nem vê-los. Franceses, irlandeses e Polacos. Mais uma vez tiro ao lado. Mas nós percebemos a ideia. É dizer qualquer coisa só para o disparate como de resto é hábito. Quanto aos Russos terem sido castigados e os Ingleses não, também o Juiz foi claro. Passou-te mais uma vez ao lado.

    • Curioso como te passou “ao lado”, “como quase todos”… Parece-me que tu (não fales pelos outros…) optas por pelo “outro” disparate… Passou-te ao lado? Deixa que te faço um desenho…

  3. Claro que os piores são os ingleses!
    De longe!…
    Foram os primeiros a causar problemas e, como são cobardes, atacaram uns desgraçados que nem sequer tinham nada a ver com os arruaceiros do futebol, depois meterem-se com os russos quando eles eram poucos, mas depois claro que, quando os russos se juntaram, a história foi diferente…
    Os russos não são flor que se cheire mas, pelo menos não são cobardes como os ingleses nem se metem com toda a gente!
    A expulsar a Rússia, a Inglaterra terá que ir primeiro!!

  4. Se os Russos vão os Ingleses têm que ir a seguir.
    É certo e sabido que os Ingleses gostam de provocar este tipo de confrontos. Este ataque aos Russos por parte dos Franceses e Alemães deve acabar imediatamente, são ataques cobardes, xenófobos e mostram um lado da Europa que eu como português não me revejo.

  5. O texto fala em 35 vitimas, ingleses em sua maioria. Que russos bem treinados em combate causaram danos. ************************************* Por que estes pró-rússia não pedem os vídeos que embasem tais acusações? Será que os pró-russia acreditam em “hooligans-profissionais russos”?

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …