UEFA desqualifica Rússia (com pena suspensa). França deporta adeptos

Peter Powell / EPA

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA aplicou à Rússia uma pena de exclusão do Euro 2016, suspensa até ao fim do torneio. Entretanto, as autoridades francesas anunciaram que os adeptos russos que estão sob vigilância da polícia no sul de França vão ser expulsos do país

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA aplicou uma multa de 150 mil euros e uma pena de desqualificação do Euro 2016 à Rússia, suspensa até ao fim do torneio.

Assim, caso de registem mais incidentes com adeptos no estádio, como aconteceu frente à Inglaterra, a seleção russa volta de imediato a casa.

“De acordo com o artigo 20 dos Regulamentos Disciplinares da UEFA, a desqualificação está suspensa até ao final do torneio. Esta suspensão poderá ser levantada caso incidentes de natureza semelhante se verifiquem dentro do estádio em qualquer uma das restantes partidas da equipa russa durante o Euro”, lê-se numa nota publicada no site da UEFA.

A decisão refere-se apenas aos incidentes registados no Estádio Vélodrome, nomeadamente agressões a adeptos ingleses, comportamento racista, utilização de fumos e arremesso de objetos.

Ao longo de todo o fim de semana, antes, durante e depois do jogo em Marselha, registaram-se vários incidentes violentos implicando adeptos russos, ingleses e franceses.

Os incidentes provocaram 35 feridos, quase todos ingleses. O mais grave permanecia em estado crítico na segunda-feira, mas estável, segundo o procurador de Marselha Brice Robin.

Entre as duas dezenas de detidos, seis britânicos, um austríaco e três franceses foram presentes a tribunal esta segunda-feira por envolvimento nos confrontos e condenadas a penas até um ano de prisão.

Adeptos russos deportados

Adeptos russos que estão sob vigilância da polícia no sul de França vão ser expulsos do país, por representarem ameaça para ordem pública, após os incidentes registados no sábado em Marselha, à margem do jogo Inglaterra-Rússia para o Euro 2016.

A AFP, citando autoridades locais, informa que a polícia identificou 29 adeptos russos num hotel de Mandelieu-la-Napoule, perto de Marselha, e, embora a operação não tivesse terminado, foi decidido deter alguns tendo em vista a sua expulsão do país.

A operação de identificação foi feita pela gendarmaria em coordenação com a divisão nacional de luta contra o hooliganismo, com o objetivo de verificar se estes russos estão incluídos numa lista de adeptos considerados de risco.

As pessoas que foram alvo do controlo preparavam-se para partir de autocarro com destino a Lille, onde a seleção da Rússia defronta a Eslováquia na quarta-feira, em jogo da segunda jornada do Grupo B do Euro 2016.

Brice Robin, procurador de Marselha, confirmou esta segunda-feira que 150 adeptos russos que estiveram por trás dos confrontos violentos estavam “altamente treinados”, alertando que os adeptos russos viajaram para França para causar problemas.

“Esses adeptos, que eram, na realidade, verdadeiros hooligans, estavam bem preparados para intervenções muito rápidas e muito violentas, daí a dificuldade de proceder à sua detenção”, afirmou o procurador, durante uma conferência de imprensa.

“Estamos a falar de pessoas extremamente bem treinadas”, acrescentou.

O ministro francês dos Desportos também lamentou a “ausência de cooperação” da Rússia, acusando-a de ter permitido a viagem de hooligans implicados nos atos de violência em Marselha, durante o Euro 2016.

“Há 150 a 200 hooligans russos que devem ser impedidos de causar estragos”, afirmou Kanner à AFP, acrescentando que as autoridades russas e em primeiro lugar a federação “deviam reagir”.

Na sua opinião, esta era “uma questão de prevenção acima de tudo”, pelo que “certos vistos jamais poderiam ter sido atribuídos”.

Futebol365

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Curioso como a Inglaterra não tem o mesmo castigo (e todos nós sabemos que “hooligan” vem daí). (alguns) ingleses nem se precisam de preparar. Já nascem para fazer este tipo de disparates. Será que o castigo (só) á Rússia não terá algo a ver com o Brexit? Nãaaaaaaoooooo…. Naaaaaddddddaaaaaa!!!!!!!!
    Nota á parte (que não é só a parte): Curioso como quase todos os tumultos envolvem adeptos ingleses… Estranho, não é?

  2. Pois mais uma vez andas pouco atento. Muito pouco. Tens de procurar informar-te mais (muito mais) antes de comentar. Alemanha – Ucrânica (ingleses nem vê-los. Franceses, irlandeses e Polacos. Mais uma vez tiro ao lado. Mas nós percebemos a ideia. É dizer qualquer coisa só para o disparate como de resto é hábito. Quanto aos Russos terem sido castigados e os Ingleses não, também o Juiz foi claro. Passou-te mais uma vez ao lado.

    • Curioso como te passou “ao lado”, “como quase todos”… Parece-me que tu (não fales pelos outros…) optas por pelo “outro” disparate… Passou-te ao lado? Deixa que te faço um desenho…

  3. Claro que os piores são os ingleses!
    De longe!…
    Foram os primeiros a causar problemas e, como são cobardes, atacaram uns desgraçados que nem sequer tinham nada a ver com os arruaceiros do futebol, depois meterem-se com os russos quando eles eram poucos, mas depois claro que, quando os russos se juntaram, a história foi diferente…
    Os russos não são flor que se cheire mas, pelo menos não são cobardes como os ingleses nem se metem com toda a gente!
    A expulsar a Rússia, a Inglaterra terá que ir primeiro!!

  4. Se os Russos vão os Ingleses têm que ir a seguir.
    É certo e sabido que os Ingleses gostam de provocar este tipo de confrontos. Este ataque aos Russos por parte dos Franceses e Alemães deve acabar imediatamente, são ataques cobardes, xenófobos e mostram um lado da Europa que eu como português não me revejo.

  5. O texto fala em 35 vitimas, ingleses em sua maioria. Que russos bem treinados em combate causaram danos. ************************************* Por que estes pró-rússia não pedem os vídeos que embasem tais acusações? Será que os pró-russia acreditam em “hooligans-profissionais russos”?

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …