França vai proibir circulação de trotinetas elétricas nos passeios das cidades

O governo francês anunciou que vai proibir a circulação de trotinetas elétricas nos passeios nas cidades a partir de setembro, que passa a estar sujeita a uma multa de 135 euros.

Numa entrevista ao jornal francês Le Parisien, a ministra dos Transportes francesa, Elisabeth Borne, defende que a evolução da circulação de trotinetas, que invadiram as ruas das grandes cidades francesas nos últimos meses, “foi muito rápida e anárquica”.

Assim, e por a “lei da selva” ter passado a vigorar, a circulação das trotinetas vai passar a estar enquadrada num conjunto de regras para que “os peões não tenham mais de se raspar nos muros”, adiantou a ministra, explicando que estas novas regras serão aplicadas aos “engenhos de deslocação pessoal motorizados” (EDPM), que incluem as trotinetas elétricas e outros.

Com as novas regras, os utilizadores destes veículos alternativos deverão circular nas cidades nas ciclovias ou nas estradas, enquanto nos passeios o veículo deve ser levado à mão com o motor desligado. Fora das cidades, a circulação deste tipo de veículos será proibida na estrada e limitada às vias verdes e ciclovias.

Em termos de idades, para conduzir estes veículos será necessário ter um mínimo de oito anos e o transporte de passageiros será proibido, bem como a utilização de auscultadores. Os utilizadores com menos de 12 anos vão ter de utilizar capacete como para andar de bicicleta. As regras também impõem que os veículos estejam equipados com luzes à frente e atrás, dois travões e uma buzina.

Como a França, o Peru decidiu recentemente banir dos passeios as trotinetas elétricas e numerosas cidades regulamentaram a utilização destes veículos, apresentados pelos apoiantes como um meio de transporte ecológico mas que causam cada vez mais acidentes.

Pelo menos 1.500 pessoas receberam tratamentos na sequência de acidentes com trotinetas elétricas nos Estados Unidos desde o final de 2017, anunciou em fevereiro uma organização de defesa do consumidor. Barcelona, esmagada pelo turismo de massas, baniu totalmente o aluguer de trotinetas em auto serviço.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bicicletas e trotinetas na estrada, mas de preferência em ciclovias (devem construir-se mais e podem coexistir com os passeios). Os passeios devem ser exclusivamente para peões.

  2. acho graça as trotinetes e apoio ,mas ja bastava ter de apanhar com ciclistas em sentido contrario , agora mais estes ! as autoridades tem actuar com os condutores destes veiculos ! se virem um automovel em sentido contrario vao a correr para autuar ! eu quase todos os dias vejo veiculos destes em contramao ,as regras devem ser para todos

RESPONDER

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …