França proíbe pigmentos e revolta tatuadores

Bob Prosser / Flickr

-

A decisão das autoridades francesas, por razões ligadas à protecção da saúde pública, de proibir dezenas de pigmentos coloridos utilizados em tatuagens , está a ser fortemente contestada por profissionais e clientes, que afirmam recear “o fim desta arte” no país.

A polémica surgiu com o decreto do Ministério da Saúde promulgado a pedido da Agência Nacional de Segurança do Medicamento, que proibiu o uso de 59 corantes de um total de 153 utilizados em produtos cosméticos e tintas de tatuagens.

O assunto tem estado em discussão pelas autoridades de saúde desde 2011.

Segundo a agência francesa, trata-se de uma medida de precaução, já que não há estudos que pudessem provar a segurança desses corantes.

“Como as tatuagens não representam nenhum benefício para o consumidor, elas também não deveriam representar um risco”, afirma o Ministério francês da Saúde.

Para os tatuadores, no entanto, não há provas científicas de que os corantes proibidos representem um risco à saúde.

Assinaturas

Os tatuadores conseguiram entretanto o apoio dos clientes e conseguiram reunir 150 mil assinaturas numa petição para cancelar a proibição de quase 40% dos corantes utilizados em tatuagens.

“O governo evoca o princípio de precaução e, ao mesmo tempo, permite a venda de cigarros”, diz Tin-Tin, presidente do sindicato francês de artistas tatuadores (SNAT, na sigla em francês) e considerado uma “estrela” entre os tatuadores franceses.

philippe leroyer / flickr

-

“Os profissionais correm o risco de ter de fechar as suas lojas. Isso vai beneficiar os tatuadores clandestinos, que trabalham em casa e compram pigmentos chineses, sem nenhum controle sanitário, e que não sofrem nenhuma inspecção”, afirma Tin-Tin.

Segundo ele, os cerca de 4 mil tatuadores oficiais em França utilizam pigmentos fabricados no exterior, principalmente nos Estados Unidos, vendidos em França de acordo com a legislação e com total rastreabilidade.

“O risco zero não existe, mas em 30 anos de profissão soube apenas de alguns raros casos de alergias graves. Se houvesse risco de vida com as tatuagens, isso já seria conhecido”, argumenta Tin-Tin.

As autoridades ressaltam que apesar da proibição de 59 corantes, que reúnem diferentes tonalidades de cores diversas, permanece autorizado em França “o uso de 27 corantes vermelhos, 13 brancos e laranjas, 12 amarelos, 6 pretos, 3 violetas e 3 castanhos”.

“Esses pigmentos que continuam autorizados são tão fotossensíveis que o resultado são cores pálidas”, afirma o tatuador Tin-Tin.

O sindicato dos dermatologistas de França ressalta que as cores em geral provocam mais alergias do que o preto. O vermelho, de acordo com os médicos, é uma das cores mais “perigosas” em tatuagens por conter diferentes elementos químicos.

De maneira geral, as tintas podem conter metais tóxicos (cobalto, cromo e cobre) e também hidrocarbonetos, derivados do petróleo, afirmam os dermatologistas franceses.

Para tentar encerrar a polémica, o governo francês ressaltou na semana passada que a maioria dos corantes continuarão autorizados e que a proibição parcial não representa o fim das tatuagens multicoloridas em França.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …