França investiga “homicídio involuntário” em ensaio clínico da Bial

1

BIAL

-

O ensaio clínico da farmacêutica portuguesa que resultou na morte de um homem em França vai ser alvo de uma investigação judicial por “homicídio involuntário”, anunciou o Ministério Público francês.

De acordo com a agência France Presse, a procuradoria de Paris abriu esta terça-feira uma investigação judicial por “homicídio involuntário” para apurar as circunstâncias que resultaram na morte de um homem que participou no ensaio clínico da Biotrial em janeiro, em Rennes.

Na altura do ensaio, relativo à fase 1 de uma molécula da Bial, seis voluntários foram hospitalizados, dos quais um acabaria por morrer. Quatro dos sobreviventes sofreram lesões cerebrais.

A investigação judicial foi também aberta por “lesões involuntárias” relativas a estes quatro afetados.

Em comunicado citado pela France Presse, o procurador de Paris, François Molins, indicou que os juízes designados para o caso vão “determinar se falhas de natureza penal contribuíram de forma decisiva para a morte e lesões das vítimas ou se os factos se inscrevem no quadro de uma ocorrência científica aleatória”.

Este procedimento segue-se a um inquérito preliminar aberto a 15 de janeiro, após a morte do voluntário do ensaio da Bial.

A investigação preliminar concluiu que a “vítima mortal era portador, muito antes da sua participação no ensaio, de uma patologia vascular endocraniana oculta, suscetível de explicar a fatalidade”, acrescentou o procurador.

“Nesta fase das investigações, ainda não é claro [o papel] da molécula-teste, desconhecendo-se também o mecanismo fisio-patológico provocado.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.