/

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

(dr) CMA CGM Group

A “irmã mais nova” da Estátua da Liberdade que vai ser enviada para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua da Liberdade, já apelidada de “irmã mais nova”, é feita de bronze e tem um décimo sexto do tamanho da original, que pode ser visitada na Ilha da Liberdade, em Nova Iorque.

Esta segunda-feira, durante uma cerimónia especial, a nova estátua foi içada e colocada num contentor, no Museu de Artes e Ofícios (CNAM), em Paris, local onde estava instalada desde 2011.

Esta “irmã mais nova”, que pesa mais de 450 quilos e tem quase três metros de altura, vai ser erguida na Ilha Ellis, bem perto da ilha onde se encontra a estátua original, e vai lá ficar de 1 a 5 de julho.

“A estátua simboliza a liberdade e a luz em todo o mundo. Queremos enviar uma mensagem muito simples: A nossa amizade com os Estados Unidos é muito importante, particularmente neste momento. Temos de conservar e defender a nossa amizade“, disse Olivier Faron, administrador geral do CNAM, citado pela estação televisiva.

A réplica tem o mesmo design neoclássico da “irmã mais velha”, que representa a deusa romana Libertas e chega aos 50 metros de altura no topo de um pedestal. Também está imbuída de simbolismo: tem a coroa com sete pontas, que representam os raios do sol que se estendem para o mundo; uma pequena tabuleta com a data da independência da América em numeração romana; e as correntes e algemas quebradas no seu pé esquerdo, que representam a abolição da escravidão nos Estados Unidos.

A data da cerimónia também foi simbólica, uma vez que aconteceu logo após o 77.º aniversário do Dia D, ocorrido durante a II Guerra Mundial, quando soldados norte-americanos e outros Aliados desembarcaram em solo francês, em 1944, marcando o início da libertação da Europa Ocidental da ocupação nazi.

Recorde-se que a icónica Estátua da Liberdade, que chegou à cidade nova-iorquina em 1886, também teve como objetivo fortalecer a amizade franco-americana, numa época em que Paris e Washington estavam lentamente a distanciar-se, tal como o historiador francês André Kaspi lembrou num discurso durante o evento.

Agora, a “irmã” também já tem viagem marcada para terras norte-americanas e vai seguir os passos da estátua original. Segundo a CNN, a réplica vai embarcar, a 19 de junho, na cidade portuária de Le Havre e, se tudo correr como previsto, chega a Nova Iorque no primeiro dia de julho.

Depois de uma breve passagem pela Ilha Ellis, o destino final será Washington, DC, capital dos Estados Unidos, onde ficará durante uma década em exibição na residência do embaixador francês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.