Fragmentos do “Livro dos Mortos”, até agora separados por meio mundo, encaixaram como um puzzle

(dr) Getty's Open Content Program

O fragmento do “Livro dos Mortos” que se encontra no Instituto de Pesquisa Getty, em Los Angeles

Um fragmento do chamado “Livro dos Mortos”, que se encontra num museu de uma universidade na Nova Zelândia, encaixou na perfeição com um outro mantido num instituto norte-americano. 

De acordo com o Live Science, os dois fragmentos foram reunidos depois de uma imagem digital de um deles ter sido catalogada num banco de dados online pelo Teece Museum of Classical Antiquities, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia.

Historiadores do Instituto de Pesquisa Getty, em Los Angeles, viram essa imagem e rapidamente perceberam que tinham na sua posse um fragmento que, tal como um puzzle, iria encaixar na perfeição no segmento da Nova Zelândia.



“Há uma pequena falha entre os dois fragmentos, no entanto, tanto a cena representada como o feitiço fazem sentido e o texto acertou em cheio”, disse, em comunicado, Alison Griffith, especialista em arte egípcia e professora associada da universidade neozelandesa.

Nos dois fragmentos pode ver-se não só o sistema de escrita hierática, como também hieróglifos que representam cenas e feitiços do “Livro dos Mortos”, um antigo manuscrito egípcio pensado para guiar os falecidos na vida após a morte.

“É difícil escrever neste material. É preciso uma pena e uma mão firme, esta pessoa fez um trabalho incrível”, considerou Griffith, referindo-se ao fragmento de linho mantido em Canterbury.

Segundo a mesma especialista, o fragmento da Nova Zelândia chegou às mãos de Charles Augustus Murray, que foi cônsul-geral britânico no Egito de 1846 a 1853 e, mais tarde, passou a fazer parte da coleção de Sir Thomas Phillips, um alto funcionário do serviço civil britânico. Foi só em 1972 que foi comprado em nome da sua universidade numa venda organizada pela casa de leilões Sotheby’s.

Agora, como é que os dois fragmentos se separaram, isso é ainda um mistério por resolver.

No início deste ano, arqueólogos egípcios também encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do mesmo livro numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rangel aconselhado a dar já o passo que falta. Carreiras diz que Rio não se recandidata

O eurodeputado foi aconselhado por vários apoiantes a assumir já esta quinta-feira, no Conselho Nacional, que está disponível para ser candidato à liderança do partido. Na noite desta quarta-feira, e pouco depois de a direção do …

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, na apresentação das propostas da UE para a Irlanda do Norte

Às turras com o Reino Unido, UE propõe criar "via rápida" no protocolo da Irlanda do Norte

A União Europeia mostra-se aberta a mudar partes do acordo e facilitar as trocas comerciais, mas continua a rejeitar uma renegociação geral do protocolo. O ex-conselheiro de Boris Johnson, Dominic Cummings, revelou também que o …

Liverpool está interessado em João Félix (e já acenou com 80 milhões de euros)

Com João Félix a ter dificuldades em adaptar-se ao futebol do Atlético de Madrid, o Liverpool está disposto a avançar com uma proposta de 80 milhões de euros. O Liverpool estará interessado na contratação de João …

Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas. Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista maior sismo até agora: magnitude 4,5 na Escala de Richter

Três dos 60 sismos registados foram sentidos pela população, tendo o de maior magnitude ocorrido às 02h27, em Mazo, com uma magnitude de 4,5 na Escala de Richter. Um total de 60 sismos foram registados na …

Rui Pinto denuncia ligações entre Vieira e sociedade de César Boaventura

Numa série de tweets, Rui Pinto denunciou ligações entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica, e a GIC Corporation SA, sociedade do empresário César Boaventura. De acordo com o hacker, a sociedade em causa "foi …

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …