Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do “Livro dos Mortos” numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti.
De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do Ministério das Antiguidades egípcio, foi descoberto, em Sacara, um templo funerário pertencente à rainha Nearit, próximo à pirâmide do seu marido, o faraó Teti.
Perto da mesma pirâmide, os arqueólogos também encontraram uma série de túmulos que continham restos mortais de pessoas que viveram durante as dinastias XVIII e XIX do Egipto (1550 A.C – 1186 A.C). Estes fariam parte de um culto de adoração a Teti que surgiu depois da sua morte. Até agora, a equipa já descobriu mais de 50 caixões.
Um dos objetos mais incríveis encontrados nesta área é um papiro, com quatro metros de comprimento, que contém o Capítulo 17 do “Livro dos Mortos”, um manuscrito que os antigos Egípcios usavam para ajudar a guiar os falecidos na vida após a morte.
Embora os cientistas ainda estejam a analisar o texto, sabe-se que outras cópias do mesmo capítulo contêm uma série de perguntas e respostas sobre a vida após a morte. Resta saber se esta cópia, cujo dono se chamava Pwkhaef, tem o mesmo formato.
Segundo o mesmo site, a equipa também descobriu uma estela funerária que pertencia a um homem chamado Khaptah, identificado como o supervisor da carruagem militar do faraó, e à sua esposa, Mwtemwia.
Os arqueólogos não sabem, no entanto, qual foi o faraó que este homem serviu. É possível que tenha sido Ramsés II (que reinou de 1279 A.C. a 1213 A.C.), conhecido pelas suas campanhas militares que expandiram o Império Egípcio até à Síria.
Outras descobertas incluem, por exemplo, um machado de bronze, jogos de tabuleiro, estátuas de Osíris e várias múmias, incluindo a de uma mulher que parece ter sofrido de febre familiar do Mediterrâneo, uma doença genética que causa febre recorrente e inflamação do abdómen, articulações e pulmões.
Um santuário dedicado a Anúbis, o deus do cemitério, também foi encontrado perto dos túmulos, assim como estátuas desta divindade, acrescenta-se no mesmo comunicado.