Fotos com o “Sr. ministro”? Montenegro manda executivo “ir ao terreno”, socialistas indignam-se

3

Ministério da Economia / X

Ministro da Economia em visita à Biotek, em Vila Velha de Ródão

O PSD já se prepara para as autárquicas com o envio de ministros para visitas institucionais a autarquias por todo o país. Mas a situação até valeu uma queixa de um presidente de Câmara socialista ao governo.

Inaugurações, visitas institucionais, mostrar obra. São estas as indicações de Luís Montenegro, que, segundo apurou o Observador, indicou aos ministros que vão “para a rua” visitar concelhos, com vista às eleições autárquicas.

No dia 31 de janeiro, por exemplo, a empresa de celulose Biotek, em Vila Velha de Ródão, em Castelo Branco, recebeu o ministro da Economia, Pedro Reis, visita organizada pelo vereador social-democrata Carlos Faria.

No entanto, a visita gerou uma polémica que acabou com um queixa ao governo por parte do próprio presidente da Câmara Municipal, Luís Pereira, que não gostou da “partidarização da visita de um membro do Governo”.

Ao Observador, o autarca queixou-se de uma “lamentável falta de cultura democrática”, acusando o executivo de tentar obter votos através de fotografias com ministros (a quem se referiu ironicamente como “senhores ministros”).

O autarca decidiu então enviar um ofício para o gabinete de todos os grupos parlamentares (e do próprio primeiro-ministro), criticando o facto de “apenas o vereador eleito pelo PSD” ter sido convidado, “contrariando as mais básicas regras das relações institucionais e da cortesia entre órgãos”.

O próprio ministro da Economia acabou por responder à polémica, com uma nota onde se escreve que “não compete ao Ministério da Economia definir quem são os demais convidados”.

Por vezes, para além dos presidentes de Câmara, estão também presentes nas visitas os responsáveis locais do PSD. Na empresa Nelo Kayaks, em Vila do Conde, visitada pelo primeiro-ministro em janeiro, por exemplo, para além do presidente socialista do concelho, estava também presente uma provável candidata às autárquicas pelo PSD.

Uma das ministras mais vistas no terreno é a da Saúde, Ana Paula Martins. Desde janeiro, já se deslocou a dezenas de concelhos para inaugurar ou visitar unidades locais de saúde, como Gondomar, Portalegre, Elvas, Ponta Delgada, entre outras visitas institucionais.

Também a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, visitou várias instalações judiciais acompanhada da secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros. O ministério criou mesmo uma hashtag nas redes sociais que expressa que o governo quer mesmo mostrar trabalho: #oGovernoagovernar.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.