(dr) Ministério da Saúde

Utilizadores não conseguiam aceder a receitas, exames ou outros documentos. Há um “mas”, mas a situação terá normalizado.
Há uma semana, o Ministério da Saúde lançou as novas versões da aplicação e do próprio portal do SNS 24. Um investimento superior a 1,5 milhões de euros.
Apresenta-se como uma “nova estrutura mais acessível, mais intuitiva e com um visual moderno”. Iríamos partilhar mais descrições, mas a página sobre a nova aplicação está em branco, no momento da elaboração deste artigo.
Mas os problemas apareceram rapidamente. Quer a aplicação, quer o site, registaram constrangimentos no acesso; muitos utilizadores queriam entrar na aplicação e não conseguiam, ou conseguiam mas depois não avançava da página inicial. No site, vários serviços estavam indisponíveis: “Por favor, tente mais tarde”, lia-se.
Utentes deixaram de conseguir ter acesso a receitas, exames ou outros documentos, como a auto-declaração de doença.
Os relatos de utentes acumularam-se nesta segunda e terça-feira. “Eu também tentei e não consegui entrar. E tentei de várias formas. Nem app nem na página de internet. Se se mantiver, isto vai causar-me alguns transtornos porque uso a app para ter todas as minhas receitas, e é com a app que levanto os medicamentos. Já não uso papel há muitos anos”, lia-se por exemplo no Contas Poupança.
Os próprios Serviços Partilhados do Ministério da Saúde confirmaram “instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24″. E revelaram que esses problemas se verificaram “nos últimos dias”.
Na mesma nota, emitida ontem, terça-feira, é aconselhada a instalação da versão mais recente da aplicação, para “beneficiar das melhorias e actualizações disponíveis”.
Mas o Público verificou que, mesmo com a nova aplicação, os problemas continuavam. Não se entrava na conta, nem com chave móvel digital, nem com número de utente – nem na aplicação, nem no portal.
No entanto, dependia da conta. Porque outros utilizadores entravam normalmente nos dois acessos.
É também o Público que indica que, ao final da tarde de ontem, a situação tinha voltado à normalidade. Mas muitos utilizadores terão de terminar a sessão e reiniciá-la, para recuperar os acessos. Deve fazê-lo, ou com a chave móvel digital ou com o número de utente.
O Ministério da Saúde não explicou a origem destes problemas, por questões de cibersegurança.