Fotógrafo capta os fascinantes “ciganos do mar” – antes que desapareçam

marklehn.com

Os Ciganos do Mar por Mark Lehn

Os Ciganos do Mar por Mark Lehn

Um fotógrafo canadiano criou uma série de fotos que retrata os Ciganos do Mar, uma tribo filipina que vive de modo tradicional, mas está prestes a desaparecer por completo – à conta do mundo moderno.

O fotógrafo canadiano Mark Lehn, que vive actualmente na Austrália, fez uma viagem até as Filipinas para trazer ao mundo um pouco da cultura do Ciganos do Mar filipinos. E o resultado é tirar cortar a respiração!

“Este foi um projecto auto-financiado, criado por mim”, diz Lehn.

“Tinha lido coisas há anos sobre os Ciganos do Mar do Sudeste Asiático, e fiquei fascinado com eles desde então”, conta o fotógrafo.

“O seu número tende a diminuir, queria fotografá-los o mais rapidamente possível”, acrescenta.

“Viajei para Semporna, na Austrália, e de lá alugamos um barco e um capitão que pudesse nos levar até eles. Acho surpreendente que estes grupos ainda existam nos dias de hoje“, relata Lehn.

“Ao ver estas pessoas, e saber que sou o que as está a retratar e a receber toda a sua bondade, realmente faz-me apreciar as coisas simples da vida e sentir a ligação entre pessoas e o meio ambiente“, confidencia o fotógrafo.

Mas mil palavras não chegam para as imagens. Fique então com algumas delas.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só pode ser uma brincadeira de mau gosto chamar ciganos a este povo de pescadores. Os ciganos são uns parasitas, ladrões e raptores de crianças viciados no RSI pago com os impostos dos cidadãos honestos.

  2. Se são fascinantes e estão em vias de extinção há que pegar em todos os ciganos que por cá existem e levá-los até lá para que o mar os humanize e os torne simpáticos e acolhedores, nós agradecemos!.

RESPONDER

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …

Portugal com mais 67 mortes e 5444 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta sexta-feira, mais 67 mortes e 5444 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5444 novos casos, 3161 …

Microsoft vai contratar 300 pessoas, formar funcionários públicos e investir em startups em Portugal

A Microsoft Portugal e o Governo assinaram esta sexta-feira um memorando de entendimento, numa parceria que prevê reforçar a cooperação entre a empresa e o país. O protocolo assinado, descreve o Jornal Económico, estipula que a …