A fotografia foi descoberta pelo britânico Rob Manuel quando vasculhava um arquivo de fotos de imprensa. Trata-se de uma imagem rara de Yoko Ono e John Lennon, onde o casal está a aguardar que a empregada faça a cama.
O controverso humorista Rob Manuel, co-fundador do site B3tal, encontrou e divulgou no Twitter uma imagem de Yoko Ono e John Lennon de roupão, no quarto de hotel, com cartazes de protestos no parede atrás de si enquanto esperam que a empregada faça a cama. Pouco tardou a generalizar-se a discussão nas redes sociais.
“Adoro esta imagem. Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto. O fotógrafo viu o momento e captou-o”, escreveu Rob Manuel.
A imagem, que foi inicialmente publicada em 2013 no Beatles’Archive, terá sido tirada em Montreal, no Queen Elizabeth Hotel, em 1969, quando o ex-elemento dos Beatles e a sua companheira faziam o protesto Bed-In.
O protesto consistia em ficar 12 horas por dia deitados, falando sobre a paz para imprensa internacional. O quarto era decorado com cartazes que diziam coisas como “Fique na cama” ou “Deixe o seu cabelo crescer”. A manifestação deu mais tarde origem ao filme ‘Bed Peace‘, gravado na suite presidencial do Hotel Hilton de Amesterdão.
A foto agora divulgada causou indignação a alguns internautas, para quem “os músicos protestavam, mas era a empregada que lhes fazia a cama“. Outros utilizadores, por seu turno, realçam que o protesto era contra a guerra e não contra o capitalismo. E uns terceiros acreditam que o casal tratou bem a empregada.
E que acha Rob Manuel, após ler os inúmeros comentários de ódio que o seu tweet desencadou? “Acho que diz algo sobre as diferenças entre classes. O dinheiro dá-te uma voz, uma voz que não é dada à pessoa que faz a tua cama”.
“Mas mais do que isso”, diz o humorista num post no Facebook, “esta imagem mostra que boa fotografia é essencialmente estar no sítio e apanhar o momento”.
Santa ignorância, o que é que tem uma coisa que ver com outra! Se estão num hotel e pagaram o quarto é perfeitamente normal que lhe façam a cama, aspirem o chão, troquem os lençóis , limpem o quarto , limpem a casa de banho, etc, etc .
A maldade das pessoas, essa sim é perigosa e contagiosa.
Peace and Love brother
Exatamente, Rui!
Fique na cama e deixe o seu cabelo crescer. Devem ser os piores protestantes do mundo… Não estão na cama…
Se estivesse o John a fazer a cama, dizia-se que a Yoko era quem mandava no casal. Se fosse a Yoko a fazer a cama, acusavam o John de ser machista. Em ambos os casos, seriam sempre acusados de estarem a roubar o trabalho à empregada do hotel. Assim, como está tudo normal, como explica o Rui noutro comentário, inventam que está ali uma cena explícita da injusta sociedade de classes. Enfim!… Não é que haja, hoje em dia, mais idiotas do que antigamente. O que acontece é que a internet deu-lhes voz. É como a democracia: o voto do burro vale tanto como o do esclarecido. Mas o que se pode fazer? Talvez investir no ensino para que haja cada vez menos burros. O problema é estes juntarem-se logo todos a zurrar mal aqueles que transmitem o conhecimento reivindicam algo para eles.