Foto de Yoko Ono e John Lennon com empregada de hotel gera polémica

Rob Manuel / Twitter

"Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto"

“Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto”

A fotografia foi descoberta pelo britânico Rob Manuel quando vasculhava um arquivo de fotos de imprensa. Trata-se de uma imagem rara de Yoko Ono e John Lennon, onde o casal está a aguardar que a empregada faça a cama.

O controverso humorista Rob Manuel, co-fundador do site B3tal, encontrou e divulgou no Twitter uma imagem de Yoko Ono e John Lennon de roupão, no quarto de hotel, com cartazes de protestos no parede atrás de si enquanto esperam que a empregada faça a cama. Pouco tardou a generalizar-se a discussão nas redes sociais.

“Adoro esta imagem. Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto. O fotógrafo viu o momento e captou-o”, escreveu Rob Manuel.

A imagem, que foi inicialmente publicada em 2013 no Beatles’Archive, terá sido tirada em Montreal, no Queen Elizabeth Hotel, em 1969, quando o ex-elemento dos Beatles e a sua companheira faziam o protesto Bed-In.

O protesto consistia em ficar 12 horas por dia deitados, falando sobre a paz para imprensa internacional. O quarto era decorado com cartazes que diziam coisas como “Fique na cama” ou “Deixe o seu cabelo crescer”. A manifestação deu mais tarde origem ao filme ‘Bed Peace‘, gravado na suite presidencial do Hotel Hilton de Amesterdão.

A foto agora divulgada causou indignação a alguns internautas, para quem “os músicos protestavam, mas era a empregada que lhes fazia a cama“. Outros utilizadores, por seu turno, realçam que o protesto era contra a guerra e não contra o capitalismo. E uns terceiros acreditam que o casal tratou bem a empregada.

E que acha Rob Manuel, após ler os inúmeros comentários de ódio que o seu tweet desencadou? “Acho que diz algo sobre as diferenças entre classes. O dinheiro dá-te uma voz, uma voz que não é dada à pessoa que faz a tua cama”.

“Mas mais do que isso”, diz o humorista num post no Facebook, “esta imagem mostra que boa fotografia é essencialmente estar no sítio e apanhar o momento”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Santa ignorância, o que é que tem uma coisa que ver com outra! Se estão num hotel e pagaram o quarto é perfeitamente normal que lhe façam a cama, aspirem o chão, troquem os lençóis , limpem o quarto , limpem a casa de banho, etc, etc .
    A maldade das pessoas, essa sim é perigosa e contagiosa.
    Peace and Love brother

RESPONDER

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …