Foto de Yoko Ono e John Lennon com empregada de hotel gera polémica

Rob Manuel / Twitter

"Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto"

“Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto”

A fotografia foi descoberta pelo britânico Rob Manuel quando vasculhava um arquivo de fotos de imprensa. Trata-se de uma imagem rara de Yoko Ono e John Lennon, onde o casal está a aguardar que a empregada faça a cama.

O controverso humorista Rob Manuel, co-fundador do site B3tal, encontrou e divulgou no Twitter uma imagem de Yoko Ono e John Lennon de roupão, no quarto de hotel, com cartazes de protestos no parede atrás de si enquanto esperam que a empregada faça a cama. Pouco tardou a generalizar-se a discussão nas redes sociais.

“Adoro esta imagem. Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto. O fotógrafo viu o momento e captou-o”, escreveu Rob Manuel.

A imagem, que foi inicialmente publicada em 2013 no Beatles’Archive, terá sido tirada em Montreal, no Queen Elizabeth Hotel, em 1969, quando o ex-elemento dos Beatles e a sua companheira faziam o protesto Bed-In.

O protesto consistia em ficar 12 horas por dia deitados, falando sobre a paz para imprensa internacional. O quarto era decorado com cartazes que diziam coisas como “Fique na cama” ou “Deixe o seu cabelo crescer”. A manifestação deu mais tarde origem ao filme ‘Bed Peace‘, gravado na suite presidencial do Hotel Hilton de Amesterdão.

A foto agora divulgada causou indignação a alguns internautas, para quem “os músicos protestavam, mas era a empregada que lhes fazia a cama“. Outros utilizadores, por seu turno, realçam que o protesto era contra a guerra e não contra o capitalismo. E uns terceiros acreditam que o casal tratou bem a empregada.

E que acha Rob Manuel, após ler os inúmeros comentários de ódio que o seu tweet desencadou? “Acho que diz algo sobre as diferenças entre classes. O dinheiro dá-te uma voz, uma voz que não é dada à pessoa que faz a tua cama”.

“Mas mais do que isso”, diz o humorista num post no Facebook, “esta imagem mostra que boa fotografia é essencialmente estar no sítio e apanhar o momento”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Santa ignorância, o que é que tem uma coisa que ver com outra! Se estão num hotel e pagaram o quarto é perfeitamente normal que lhe façam a cama, aspirem o chão, troquem os lençóis , limpem o quarto , limpem a casa de banho, etc, etc .
    A maldade das pessoas, essa sim é perigosa e contagiosa.
    Peace and Love brother

RESPONDER

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …

Governo prepara fim do eldorado fiscal com dois níveis de tributação

O Governo está a preparar fim da isenção fiscal para reformados estrangeiros (o "eldorado fiscal") através de dois níveis de tributação. O Correio da Manhã avança esta segunda-feira que o Executivo socialista deverá avançar com uma …

Oito campeões europeus e 165 milhões. Onze "pérolas" que já passaram pela formação de Alcochete

Um onze feito com produtos da academia sportinguista conta com oito campeões europeus e ainda rendeu 165 milhões de euros aos cofres do clube. Cristiano Ronaldo é a estrela da companhia. O Sporting CP pode não …