Foto de Yoko Ono e John Lennon com empregada de hotel gera polémica

Rob Manuel / Twitter

"Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto"

“Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto”

A fotografia foi descoberta pelo britânico Rob Manuel quando vasculhava um arquivo de fotos de imprensa. Trata-se de uma imagem rara de Yoko Ono e John Lennon, onde o casal está a aguardar que a empregada faça a cama.

O controverso humorista Rob Manuel, co-fundador do site B3tal, encontrou e divulgou no Twitter uma imagem de Yoko Ono e John Lennon de roupão, no quarto de hotel, com cartazes de protestos no parede atrás de si enquanto esperam que a empregada faça a cama. Pouco tardou a generalizar-se a discussão nas redes sociais.

“Adoro esta imagem. Empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o seu protesto. O fotógrafo viu o momento e captou-o”, escreveu Rob Manuel.

A imagem, que foi inicialmente publicada em 2013 no Beatles’Archive, terá sido tirada em Montreal, no Queen Elizabeth Hotel, em 1969, quando o ex-elemento dos Beatles e a sua companheira faziam o protesto Bed-In.

O protesto consistia em ficar 12 horas por dia deitados, falando sobre a paz para imprensa internacional. O quarto era decorado com cartazes que diziam coisas como “Fique na cama” ou “Deixe o seu cabelo crescer”. A manifestação deu mais tarde origem ao filme ‘Bed Peace‘, gravado na suite presidencial do Hotel Hilton de Amesterdão.

A foto agora divulgada causou indignação a alguns internautas, para quem “os músicos protestavam, mas era a empregada que lhes fazia a cama“. Outros utilizadores, por seu turno, realçam que o protesto era contra a guerra e não contra o capitalismo. E uns terceiros acreditam que o casal tratou bem a empregada.

E que acha Rob Manuel, após ler os inúmeros comentários de ódio que o seu tweet desencadou? “Acho que diz algo sobre as diferenças entre classes. O dinheiro dá-te uma voz, uma voz que não é dada à pessoa que faz a tua cama”.

“Mas mais do que isso”, diz o humorista num post no Facebook, “esta imagem mostra que boa fotografia é essencialmente estar no sítio e apanhar o momento”.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Santa ignorância, o que é que tem uma coisa que ver com outra! Se estão num hotel e pagaram o quarto é perfeitamente normal que lhe façam a cama, aspirem o chão, troquem os lençóis , limpem o quarto , limpem a casa de banho, etc, etc .
    A maldade das pessoas, essa sim é perigosa e contagiosa.
    Peace and Love brother

  2. Se estivesse o John a fazer a cama, dizia-se que a Yoko era quem mandava no casal. Se fosse a Yoko a fazer a cama, acusavam o John de ser machista. Em ambos os casos, seriam sempre acusados de estarem a roubar o trabalho à empregada do hotel. Assim, como está tudo normal, como explica o Rui noutro comentário, inventam que está ali uma cena explícita da injusta sociedade de classes. Enfim!… Não é que haja, hoje em dia, mais idiotas do que antigamente. O que acontece é que a internet deu-lhes voz. É como a democracia: o voto do burro vale tanto como o do esclarecido. Mas o que se pode fazer? Talvez investir no ensino para que haja cada vez menos burros. O problema é estes juntarem-se logo todos a zurrar mal aqueles que transmitem o conhecimento reivindicam algo para eles.

RESPONDER

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …