Fóssil de preguiça-gigante encontrado em caverna submersa no México

Sam Meacham, CINDAQ

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, encontrou um fóssil de uma preguiça-gigante no fundo de um cenote (caverna natural submersa) no México.

Numa nota publicada no site da universidade, os cientistas referem que o fóssil tem cerca de 40.000 anos e pertence a uma espécie de preguiça-gigante até agora desconhecida.

Partes do esqueleto fossilizado passaram milhares de anos “escondidos” no cenote Hoyo Negro, que faz parte de um sistema de cavernas na península de Yucatán.

Em 2007, o esqueleto do animal foi descoberto quase na sua totalidade, mas fragmentado pelos cientistas e mergulhadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), que não conseguiram apurar de imediato de que animal se trataria.

Nos últimos anos, foram encontrados mais fragmentos deste “quebra-cabeças”.

Na mais recente expedição, contam os cientistas, foi possível encontrar a articulação do quadril – trata-se de um fragmento de 36 quilogramas e 1,2 metros de largura.

Graças a esta parte do fóssil agora encontrada, que se juntou a outros fragmentos recolhido ao longo dos anos, foi possível identificar o animal.

Segundo os cientistas, o esqueleto pertence a uma espécie até agora desconhecida que foi recentemente batizada de Nohochichak xibalbahkah, detalha a universidade. Na língua maia, o nome significa uma “grande garra que vive no submundo”, referindo-se a uma preguiça que poderia pesar até 900 quilogramas, podendo mesmo atingir as dimensões de um elefante da atualidade.

As preguiças-gigantes dividiram o continente americano com os tigres-dentes-de-sabre e com os mamutes-lanosos, outros animais pré-históricos. A preguiça cujo quadril foi agora descoberto pode ter caído no cenote mexicano a uma altura de 30 metros, o que a terá condenado imediatamente à morte.

ZAP ZAP // SputnikNews

 

PARTILHAR

RESPONDER

PJ faz buscas na Câmara de Torres Vedras para investigar contratos públicos

A Polícia Judiciária (PJ) está a efetuar, esta terça-feira, buscas na Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, no âmbito de três processos de contratação pública, confirmou à agência Lusa fonte oficial do município. A …

Henrique Araújo eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O magistrado Henrique Araújo, de 67 anos, foi eleito esta terça-feira presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Mas terá de abandonar o cargo quando completar os 70 anos. Os candidatos à presidência do Supremo Tribunal …

Pandemia fez duplicar ataques informáticos em Portugal

Os ataques informáticos contra entidades públicas e empresas quase duplicaram em 2020: registaram-se 1.418 incidentes graves, um aumento de 90%. O "Relatório Cibersegurança - Riscos e Conflitos 2021" do Observatório do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), …

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …