Animais pré-históricos e esqueletos humanos: os tesouros descobertos no cenote mexicano Hoyo Negro

Uma equipa de cientistas do México e dos Estados Unidos acaba de descrever os “tesouros” que descobriu nas profundezas do cenote Hoyo Negro, no México. Entre os achados há ossos de animais carnívoros pré-históricos, semelhantes aos de um urso ou um lobo, e também dois esqueletos humanos.

Os cenotes (lagos subterrâneos repletos de calcário) são bastante comuns no México e, no passado, alguns eram mesmo considerados lugares sagrados pela civilização maia. Este povo acreditava que os lagos eram o caminho para o outro mundo, o mundo da morte, onde viviam os deuses. Por isso, oferendas e sacrifícios eram habituais nestes espaços

De acordo com um novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Biology Letters, estes restos mortais foram descobertos em 2007 neste cenote localizada na Península de Yucatán. Segundo os cientistas, os ossos dos animais têm 30.000 anos.

Tal como observa o portal Phys.org, a análise destes achados revelou que alguns animais, que antes só se acreditava que existissem na América do Sul, vivam também no México.

De acordo com o mesmo portal, há milhares de anos a caverna que agora é um lago estava seca e os animais morreram ao cair através de um buraco na superfície, a uma altura de 60 metros. Quando a caverna foi preenchida com água, os ossos foram preservados e, ns últimos 12 anos, os cientistas conseguiram recuperar vários esqueletos.

Por sua vez, os restos mortais humanos encontrados são bastante mais recentes: um dos esqueletos data de há 12.000 anos e o outro tem cerca de 13.000 anos. O mais antigo é considerado um dos esqueletos mais antigos do Hemisfério Ocidental. Os cientistas acreditam que pertençam a uma jovem adolescente, e que os seus restos mortais podem fornecer novas e importantes pistas sobre a origem dos primeiros nativos americanos.

A equipa encontrou ainda ossadas de numerosas espécies de preguiças-gigantes, tapirus, felinos-dentes-de-sabre e gonfotérios (semelhantes aos elefantes modernos).

Entre os achados encontram-se também espécies já extintas como o Protocyon troglodytes, que se assemelhava a um lobo, e o urso Arctotherium wingei.

Estas duas espécies habitaram a América do Sul durante o Pleistoceno e, até então, não havia evidências de que tivessem vivido fora daquela região. O estudo “apresenta os primeiros registos publicados de Arctotherium e Protocyon fora da América do Sul, expandindo a sua distribuição em mais de 2.000 quilómetros”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …

Câmara de Lisboa volta a dar isenção de taxas ao Rock in Rio

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, que a organização do Rock in Rio fica novamente isenta do pagamento de taxas, no valor de três milhões de euros, pela realização das edições de 2020 …

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …