Animais pré-históricos e esqueletos humanos: os tesouros descobertos no cenote mexicano Hoyo Negro

Uma equipa de cientistas do México e dos Estados Unidos acaba de descrever os “tesouros” que descobriu nas profundezas do cenote Hoyo Negro, no México. Entre os achados há ossos de animais carnívoros pré-históricos, semelhantes aos de um urso ou um lobo, e também dois esqueletos humanos.

Os cenotes (lagos subterrâneos repletos de calcário) são bastante comuns no México e, no passado, alguns eram mesmo considerados lugares sagrados pela civilização maia. Este povo acreditava que os lagos eram o caminho para o outro mundo, o mundo da morte, onde viviam os deuses. Por isso, oferendas e sacrifícios eram habituais nestes espaços

De acordo com um novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Biology Letters, estes restos mortais foram descobertos em 2007 neste cenote localizada na Península de Yucatán. Segundo os cientistas, os ossos dos animais têm 30.000 anos.

Tal como observa o portal Phys.org, a análise destes achados revelou que alguns animais, que antes só se acreditava que existissem na América do Sul, vivam também no México.

De acordo com o mesmo portal, há milhares de anos a caverna que agora é um lago estava seca e os animais morreram ao cair através de um buraco na superfície, a uma altura de 60 metros. Quando a caverna foi preenchida com água, os ossos foram preservados e, ns últimos 12 anos, os cientistas conseguiram recuperar vários esqueletos.

Por sua vez, os restos mortais humanos encontrados são bastante mais recentes: um dos esqueletos data de há 12.000 anos e o outro tem cerca de 13.000 anos. O mais antigo é considerado um dos esqueletos mais antigos do Hemisfério Ocidental. Os cientistas acreditam que pertençam a uma jovem adolescente, e que os seus restos mortais podem fornecer novas e importantes pistas sobre a origem dos primeiros nativos americanos.

A equipa encontrou ainda ossadas de numerosas espécies de preguiças-gigantes, tapirus, felinos-dentes-de-sabre e gonfotérios (semelhantes aos elefantes modernos).

Entre os achados encontram-se também espécies já extintas como o Protocyon troglodytes, que se assemelhava a um lobo, e o urso Arctotherium wingei.

Estas duas espécies habitaram a América do Sul durante o Pleistoceno e, até então, não havia evidências de que tivessem vivido fora daquela região. O estudo “apresenta os primeiros registos publicados de Arctotherium e Protocyon fora da América do Sul, expandindo a sua distribuição em mais de 2.000 quilómetros”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …