Animais pré-históricos e esqueletos humanos: os tesouros descobertos no cenote mexicano Hoyo Negro

Uma equipa de cientistas do México e dos Estados Unidos acaba de descrever os “tesouros” que descobriu nas profundezas do cenote Hoyo Negro, no México. Entre os achados há ossos de animais carnívoros pré-históricos, semelhantes aos de um urso ou um lobo, e também dois esqueletos humanos.

Os cenotes (lagos subterrâneos repletos de calcário) são bastante comuns no México e, no passado, alguns eram mesmo considerados lugares sagrados pela civilização maia. Este povo acreditava que os lagos eram o caminho para o outro mundo, o mundo da morte, onde viviam os deuses. Por isso, oferendas e sacrifícios eram habituais nestes espaços

De acordo com um novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Biology Letters, estes restos mortais foram descobertos em 2007 neste cenote localizada na Península de Yucatán. Segundo os cientistas, os ossos dos animais têm 30.000 anos.

Tal como observa o portal Phys.org, a análise destes achados revelou que alguns animais, que antes só se acreditava que existissem na América do Sul, vivam também no México.

De acordo com o mesmo portal, há milhares de anos a caverna que agora é um lago estava seca e os animais morreram ao cair através de um buraco na superfície, a uma altura de 60 metros. Quando a caverna foi preenchida com água, os ossos foram preservados e, ns últimos 12 anos, os cientistas conseguiram recuperar vários esqueletos.

Por sua vez, os restos mortais humanos encontrados são bastante mais recentes: um dos esqueletos data de há 12.000 anos e o outro tem cerca de 13.000 anos. O mais antigo é considerado um dos esqueletos mais antigos do Hemisfério Ocidental. Os cientistas acreditam que pertençam a uma jovem adolescente, e que os seus restos mortais podem fornecer novas e importantes pistas sobre a origem dos primeiros nativos americanos.

A equipa encontrou ainda ossadas de numerosas espécies de preguiças-gigantes, tapirus, felinos-dentes-de-sabre e gonfotérios (semelhantes aos elefantes modernos).

Entre os achados encontram-se também espécies já extintas como o Protocyon troglodytes, que se assemelhava a um lobo, e o urso Arctotherium wingei.

Estas duas espécies habitaram a América do Sul durante o Pleistoceno e, até então, não havia evidências de que tivessem vivido fora daquela região. O estudo “apresenta os primeiros registos publicados de Arctotherium e Protocyon fora da América do Sul, expandindo a sua distribuição em mais de 2.000 quilómetros”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …