Se fosse preciso, Theresa May autorizava um ataque nuclear

A nova primeira-ministra britânica admitiu que não teria problemas em autorizar um ataque com recurso a arsenal nuclear que poderia resultar na morte de 100 mil pessoas.

A pergunta foi feita pelo deputado George Kerevan, do Partido Nacionalista Escocês, durante um debate na segunda-feira no Parlamento britânico, e a resposta da nova primeira-ministra foi curta e grossa: “Sim”.

Segundo o The Guardian, o deputado escocês questionou a recentemente eleita chefe do Governo se estaria disposta a autorizar um ataque nuclear, mesmo que isso pudesse pôr em causa a vida de cem mil pessoas.

“E devo dizer aos honrados senhores que o objetivo dos meios de intimidação é que os nossos inimigos saibam que estamos preparados para usá-los”, acrescentou Theresa May.

Em causa estava a discussão sobre o Trident, o programa nuclear britânico, cuja renovação foi aprovada por 355 deputados, a maioria da bancada conservadora e mais de metade do Partido Trabalhista.

Apesar de vários deputados da sua bancada terem votado a favor, o líder trabalhista Jeremy Corbyn aponta o dedo à primeira-ministra e defende o desarmamento nuclear do Reino Unido.

“Vou deixar muito claro que eu não tomaria uma decisão que mataria milhões de pessoas inocentes. Não acredito que a ameaça de homicídio em massa seja a forma legítima de gerir as relações internacionais”, afirmou.

O trabalhista disse ainda que o Reino Unido devia seguir a posição de outros países, como é o caso da África do Sul, Líbia, Ucrânia, Argentina, Brasil ou Cazaquistão, que estão seriamente a abandonar os programas nucleares.

“É tempo de nos movermos rapidamente para o caminho do desarmamento“, sugeriu Corbyn.

Além dos restantes trabalhistas que votaram contra a renovação do programa militar, a começar pelo seu líder, também se juntaram todos os deputados do Partido Nacionalista Escocês e os liberais democratas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Há que testar as armas e os políticos estão sempre prontos para a guerra, porque há a garantia de serem os outros a dar o coiro!

  2. Pode começar por lançar um ataque nuclear em Londres para limpar a escumalha que por lá anda (começando por ela e outros “amigos”)!

  3. Isto é meramente propaganda da elite pois estão desesperados por estarem a perder o poder para o povo que já começam a anunciar a ultima cartada na manga que têm para continuar a controlar as massas através do medo.. Seja o papão propagandista Islamico, nuclear, económico blá blá blá..
    Em relação á propaganda nuclear que se observa nos palcos mundiais ultimamente sugiro o seguinte video para que todas as duvidas sejam escarecidas acerca da propaganda que é a ameaça “nuclear” :
    Galen Winsor – The Grand Nuclear Hoax – https://www.youtube.com/watch?v=LEXG7h6kBOQ

RESPONDER

Bruno Fernandes não esconde que gostava de jogar em Inglaterra (mas não é ele que manda)

Bruno Fernandes continua sem esconder que gostaria de jogar em Inglaterra, mas quem decide o seu valor e quando sai é o Sporting. Antes da partida para os Estados Unidos, onde o clube leonino irá defrontar …

Greve dos Motoristas. Patrões vão exigir 70% de serviços mínimos

A Antram e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vão reunir-se esta quarta-feira para definir os serviços mínimos na greve de 12 de agosto. O Expresso avança esta terça-feira que a Antram - Associação …

Cabul exige esclarecimentos depois de Trump afirmar ter planos que podem "varrer o Afeganistão da face da terra"

Depois que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter dito que tem planos militares que poderiam acabar com o Afeganistão e matar milhões de pessoas, Cabul reagiu com indignação e exigiu esclarecimentos. Após os …

Aos 16 anos, jovem prodígio rejeita oferta do Barcelona e parte para o PSG

Xavi Simons, jogador dos iniciados do Barcelona, anunciou esta terça-feira nas redes sociais que vai deixar a equipa. De acordo com o Mundo Desportivo, o futuro do jogador é o Paris Saint-Germain. Xavi Simons, jogador dos …

ISCEM não é o único. Há mais 5 politécnicos privados que vão ter de fechar portas

Além da Escola Superior de Comunicação Empresarial, há mais cinco instituições privadas que vão fechar no próximo ano letivo por não terem o aval da Agência de Acreditação do Ensino Superior. Além do encerramento do ISCEM, …

EUA. Depois de 20 anos preso, ADN prova inocência de homem condenado por homicídio e violação

Depois de ter estado 20 anos preso pela violação e assassínio de Angie Dodge, Christopher Tapp foi considerado inocente de todas as acusações. As novas técnicas de análise de ADN e os novos conhecimentos de …

Controlinveste de Joaquim Oliveira falida e com dívida de 750 milhões de euros

A Controlinveste, do empresário Joaquim Oliveira, está falida, somando dívidas de 750 milhões de euros para 153 mil euros em ativos, avança o Jornal Económico.  De acordo com o diário de economia, que cita o relatório …

Governo britânico quer missão de proteção marítima europeia para Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já. O governo britânico quer organizar uma missão de proteção marítima …

Maria Luís Albuquerque fora das listas do PSD

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal, e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo, confirmaram à Lusa fontes da …

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …