/

Formulários para reportar resultados dos autotestes ainda não estão disponíveis

2

Ina Fassbender / AFP

Embora já haja autotestes rápidos à covid-19 à venda nas farmácias, os formulários eletrónicos para reportar os resultados ainda não estão disponíveis.

As farmácias começaram a receber os autotestes rápidos à covid-19 a partir desta sexta-feira. Os testes de antigénio podem ser vendidos sem receita médica e comprados por pessoas a partir dos 18 anos.

Embora tenham sido prometidos pelo Governo a partir do dia 13 de março, até agora estiveram indisponíveis, apesar da grande procura nas farmácias português, algumas das quais já tinham listas de encomendas para quando a sua venda fosse possível.

Agora que os testes já chegaram a um lote de 500 farmácias, há um outro problema. Está previsto que os resultados dos testes realizados pelos cidadãos em casa devem ser reportados através de formulários eletrónicos criados para o efeito ou, em alternativa, nos casos positivos ou inconclusivos, através de uma chamada para a linha SNS24.

No entanto, escreve o Público, os formulários que deviam ter sido criados ainda não estão disponíveis no site do Ministério da Saúde. O jornal contactou o gabinete para procurar perceber o motivo do atraso.

“Quem tiver um resultado positivo ou inconclusivo num autoteste deve ligar para o Centro SNS24 (808 24 24 24), que irá encaminhá-lo, de acordo com o que está definido nas Normas da DGS e na circular conjunta”, lê-se na resposta do Ministério da Saúde. “Para além disso, as formas de reporte serão facilitadas, através da implementação de uma solução digital, a disponibilizar oportunamente como previsto também na mesma circular, e que irá funcionar como complemento ao SNS24″.

Não é apontada, contudo, uma data para a disponibilização dos formulários eletrónicos, nem é dada uma explicação para o atraso.

Sem o universo de testes realizados não é conhecida a taxa de positividade, que consiste no número de casos positivos por cada 100 testes realizados. Este foi um dos indicadores que disparou entre o final de janeiro e o início de janeiro, fazendo prever o pior momento da pandemia de covid-19 em Portugal.

Além das farmácias, Pingo Doce e as lojas Well’s também vão vender autotestes rápidos à covid-19 a partir de quinta-feira. Os testes, que custam menos de 7 euros, podem ser realizados em casa e os resultados positivos devem ser comunicados à linha SNS 24.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Com o Costa é assim: propaganda, propaganda, propaganda, que é aquilo que os portugueses mais gostam.
    Há mais de um mes que ouvimos falar dos testes para venda nas farmácias. Finalmente apareceram e quem acusar positivo, liga para quem? Possivelmente para a senhora que faz a limpeza na casa do Costa ou da Temido.
    É uma vergonha. Por isso, é que o Costa está em alta cotação no coração dos Portugueses.

    • Pois, se o povo quiser, pode adulterar o resultado do teste de rastreio, para poder andar aí a espalhar o Covid.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.