24 anos depois, Fórmula 1 está de volta a Portugal

Andrew Hone/ Pirelli

24 anos depois, a Fórmula 1 vai mesmo regressar a Portugal. A decisão vai ser anunciada, esta sexta-feira, durante uma visita oficial de membros do Governo à região do Algarve.

De acordo com o jornal online Observador, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai receber um dos Grandes Prémios da temporada deste ano do Campeonato do Mundo, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. A decisão vai ser anunciada, hoje, no decorrer de uma visita oficial de membros do Governo ao Algarve.

Segundo apurou o jornal digital, o Estado vai entrar com investimento para garantir a realização da prova, valor que também deverá ser anunciado esta sexta-feira. Certo é o  envolvimento da Heineken, famosa marca de cerveja, como patrocinadora da prova.

Tal como recorda o jornal Público, a realização de um Grande Prémio de F1 em território nacional já era um desejo antigo. A última prova em Portugal aconteceu, há 24 anos, no Autódromo do Estoril, que teve como vencedor o canadiano Jacques Villeneuve (Williams).

No final de junho, o o administrador do AIA, Paulo Pinheiro, tinha dito à agência Lusa que estavam reunidas todas as condições sanitárias para a realização de uma prova de Fórmula 1 em Portimão.

O responsável destacou que o regresso da F1 seria “o maior evento que Portugal já teve desde o Euro 2004”, já que é o que tem “mais mediatismo e impacto económico a nível mundial” em toda a sua envolvência e seria “um marco histórico”.

O início do Mundial de F1 estava previsto para o dia 15 de março, na Austrália, mas a prova foi cancelada devido à pandemia de covid-19. A competição arrancou este mês, com oito corridas na Europa entre julho e setembro. Para já, as primeiras corridas não terão público nas bancadas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Formula 1 tem vindo a perder espectadores desde há vários anos. E, na minha opinião, isso deveu-se sobretudo ao facto de ter passado para canais por subscrição.
    A Formula 1 só poderá ambicionar recuperar a popularidade que teve em tempos quando tomar a decisão de não vender os direitos a canais por subscrição.

RESPONDER

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …