//

Formigas biónicas: a nova revolução industrial já chegou

2

BionicANTs da FESTO

Uma empresa dedicada ao desenvolvimento de robots e projetos de automação apresenta, agora, aquele que poderá ser o futuro dos processos de produção do mais variado tipo de fábricas. Formigas e borboletas biónicas são a proposta da Festo.

Aproveitar a força e inteligência dos animais para melhorar as atividades tradicionalmente humanas, fazendo ainda uso da tecnologia robótica que tem vindo a ser desenvolvida – são estes os ingredientes necessários para o nascimento de formigas e borboletas biónicas, animais que são robots e que, por sua vez, são ferramentas de trabalho.

A Festo, empresa especializada em automação e conhecida por criar produtos a partir de características do mundo animal, apresenta dois novos projetos que poderão transformar o modo como as fábricas funcionam.

As BionicANTS são formigas robóticas com o tamanho de uma mão humana que trabalham em conjunto, tal como se estivessem na natureza, mas mantendo sempre a capacidade de desempenharem tarefas individualmente.

FESTO

BionicANT da Festo

BionicANT da Festo

De acordo com a Festo, “elas comunicam entre si e coordenam tanto as suas ações como os seus movimentos. Cada formiga toma decisões autonomamente, mas ao fazê-lo está sempre a subordinar-se ao objetivo comum”.

Para garantir que todas as melhores características das formigas eram utilizadas a favor da produção, a Festo inclui nas suas criações não só a anatomia específica destes animais, que lhes permite levantar pesos significativamente superiores ao do próprio corpo, como também a inteligência que as torna ideais para trabalhar em colónia.

Quanto a componentes técnicos, as BionicANTS possuem uma câmara e sensores para que a formiga possa perceber em que ambiente se encontra e identificar os objetos que a rodeiam.

A comunicação entre as várias formigas é realizada através de um módulo de rádio presente na região do abdómen sem a necessidade de fios ou outras ligações físicas.

FESTO

BionicANT: chegou o trabalhador do futuro

BionicANT: chegou o trabalhador do futuro

Este projeto faz parte da Bionic Learning Network, um projeto da Festo que também inclui o desenvolvimento de uma borboleta biónica, as eMotionButterflies, que partem do desejo de voar – mais não seja, através de um robot.

Estas borboletas funcionarão através de um sistema de rede inteligente que recolhe e partilha informações com outros equipamentos.

De acordo com a Festo, os programadores a trabalhar neste projeto “combinaram a construção ultraleve de insetos artificais com o comportamento de voo em grupo”.

O espaço onde circulam as borboletas biónicas tem instalado dez câmaras super rápidas de infravermelhos que seguem os seus movimentos e absorvem os dados recolhidos por elas.

Os dados são, depois, transferidos para uma central, em tempo real, e transmitidos a outros dispositivos.

FESTO

eMotionButterflies, as borboletas biónicas da Festo

eMotionButterflies, as borboletas biónicas da Festo

Apesar de a Festo garantir que o futuro das fábricas e dos processos de produção passarem pela automação e por seres biónicos, o público em geral não deverá ter acesso a este tipo de tecnologia.

A Festo explica que estes sistemas inteligentes e , em certa medida, autodidatas serão essencial para assegurar os níveis de produtividade exigidos que implicam a fabricação de produtos, muitas vezes, personalizados e que, por isso, requerem robots adaptáveis para a sua construção.

B!T

 

2 Comments

  1. Produtividade, Produtividade, Produtividade….Só se fala nisto na sociedade atual. Esquecem-se que o trabalho se integra também, no âmbito da dignidade, do bem estar e da sociabilidade do ser humano. Substituem-se pessoas por máquinas. As máquinas produzem cada vez mais, mas é necessário que haja quem compre esses produtos. Ora, como o ser humano vai sendo progressivamente substituído por máquinas (ficando desempregado), não estou a ver quem vai comprar esses produtos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.