LOL, 55555 ou letras à sorte: as diversas formas de sorrir quando escrevemos

Em todos os países há pessoas a sorrir todos os dias. Mas, no que toca à escrita, as formas de sorrir (também) podem ser muito diferentes.

Na verdade, quando nos rimos – a sério – também somos sempre diferentes. Cada ser humano ri de forma diferente. Alguns discretos, outros bem espanpanantes, pegando em verso do Carlos Tê.

Quando chega ao momento de mostrarmos através da escrita que estamos a sorrir (nem que seja só no interior), há muitas formas de exibirmos isso.

Até dentro do mesmo país há diversas maneiras, então imaginemos se mudarmos de país.

O portal Big Think foi espalhando mapas com muitas formas de exprimir sorriso, recuperando um estudo da plataforma Preply.

26 idiomas foram incluídos no mapa. Deixamos aqui alguns exemplos – e logo o segundo que aparece é o português, com o “kkkkk” e o “rsrsrs”. Inclui expressões utilizadas em Portugal e no Brasil. Talvez falte o “ahahah”.

O mandarim, o idioma que mais pessoas utilizam, tem número para exprimir sorriso: “23333”.

Em tailandês há igualmente um número: “55555”. Há um motivo para isto: os tailandeses dizem “haa” para pronunciar o número 5. Quanto maior o sorriso, mais 5 na escrita.

Em turco repete-se o “ahahah”, ao lado do parecido “hahaha” ou do “jsjsjsjs” e “weqeqwqewqew”. Mas na Turquia há uma opção curiosa: letras à sorte, como ”dksajdksajdoşad”

Aqui ao lado, em Espanha, o conhecido por cá “jajaja” ou o irónico “jejeje”. Os italianos gostam dos básicos “ahahah” e “eheheh”. No malaio, o “hahaha” é substituído pelo “Ha3Ha3Ha3” ou “Ha3”.

No idioma utilizado em mais países, o inglês, surge o mundial LOL, ou LMFAO, ou ROFL. Existe também o “haha” e, seguindo as vogais, temos “hehe” e “hihi”.

Já em francês o “morto de rir” é o mais frequente, com a sigla “MDR”, ou o parecido “PTDR” e “XPTDR”, com os risos mais maléficos a preferirem o “mouhaha”.

No idioma lituano o “cha cha cha” não é uma dança. É a maneira de se escrever “hahaha”.

Em ucraniano, idioma presente nas notícias todos os dias, escreve-se muitas vezes “ахахахах”. Muito parecido com o russo “axaxaxa”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.