Ford cria “máquina de venda” para carros na China

Imagine comprar um carro numa máquina como as vending machines de refrigerantes ou tabaco. Pois bem, agora é possível – com uma máquina muito maior, obviamente.

A fabricante norte-americana Ford anunciou a criação de uma vending machine de automóveis, que permite ao consumidor escolher um modelo de entre os disponíveis e agendar em tempo real um test-drive num processo totalmente digital, com o uso de uma simples app.

Em parceria com a Alibaba, a Ford lançou em Cantão, na China, o Super Test Drive, uma gigantesca máquina que permite aos consumidores fazer um teste de condução ao seu próximo carro de forma totalmente automatizada.

O utilizador escolhe o carro que gostaria de testar utilizando as apps Taobao ou Tmall Mobile, ambas marcas da Alibaba, gigante chinês de retalho online. É preciso fazer um registo online, que envolve uma leitura facial.

A seguir, o utilizador vai ao edifício que simula a máquina de venda automática, faz o seu check-in com reconhecimento facial e levanta o carro. Após o teste, se desejar, o cliente pode deslocar-se imediatamente a um distribuidor para realizar a compra.

Ao todo, há dez modelos disponíveis Ford para teste, incluindo o Mondeo e Taurus, os utilitários desportivos Kuga, Edge e Everest, além de veículos importados como o Explorer e o Mustang.

Para usar o Super Test Drive, basta escolher um modelo e o período do test-drive, enviar as informações pessoais e uma fotografia do rosto, pagar uma taxa e uma caução – e a reserva online está feita.

A acção é a primeira criada a partir da parceria da Ford e da joint-venture Changan Ford com o Alibaba Group. Segundo a marca, a parceria faz parte da estratégia da Ford de trabalhar com empresas líderes de tecnologia para criar novas experiências nas áreas de mobilidade inteligente, Internet dos Veículos, marketing digital e inteligência artificial.

ZAP // CanalTech / FORD

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …