Ford já testa carros autónomos com chuva e neve

O futuro pode pertencer aos carros sem condutor, mas para que isso aconteça é necessário que os sistemas de condução autónomos se comportem tão bem (ou melhor) que um condutor humano em situações climáticas adversas.

Nesse sentido, a Ford já está a testar os seus automóveis em situações de neve e chuva.

Não faltam exemplos de sistemas de condução autónoma que se comportam bastante bem quando está bom tempo, mas onde uma simples chuvada pode baralhar os seus sensores e transformá-los em autênticas “baratas tontas”.

É precisamente para evitar isso que a Ford não se está a esquecer de testar os seus sistemas em condições atmosféricas mais complicadas, com neve e chuva.

Nestas situações, os dados fornecidos pelos LIDAR, os radares de luz, tornam-se bastante menos fiáveis, e o sistema da Ford passa a utilizá-los apenas para fazer uma detecção mais genérica da localização do veículo e passando a depender mais dos mapas detalhados que tiver em memória.

Este tipo de desenvolvimento irá certamente dar origem a novas gerações de sensores que se irão tornando cada vez mais fiáveis em condições que são complicadas até para os próprios condutores humanos, como nevoeiro.

Não há dúvida que há ainda um longo caminho a percorrer – mas que, com um pouco de vontade dos construtores e governos, poderá ser percorrido bastante mais rapidamente do que se possa imaginar.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De um refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …

Diretora da RTP boicotou investigação do "Sexta às 9" a instituto onde deu aulas

A diretora da RTP Maria Flor Pedroso confessou ter informado a diretora de uma instituição de ensino sobre uma investigação que estava a ser feita pela equipa do programa "Sexta às 9". Há uma nova polémica …

Bruno Lage renova com o Benfica até 2024

O treinador do Benfica, Bruno Lage, renovou o contrato até 2024, anunciou hoje o clube campeão português de futebol, no seu site oficial. Bruno Lage, de 43 anos, assumiu o comando da equipa principal do Benfica …

Autonomia para a contratação nos hospitais continua a depender de Centeno

Os hospitais já não precisam de autorização do Ministério das Finanças para substituir os profissionais de saúde. Porém, se quiserem ter total autonomia, continuam a precisar da aprovação do ministério tutelado por Mário Centeno. Na quarta-feira, …

Portugal garante duas entradas diretas na Champions de 2021/22

Portugal assegurou esta quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do ranking de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol …

EDP processa Estado e reclama 717 milhões de euros

A EDP está a processar o Estado português, exigindo uma compensação de 717 milhões de euros devido ao antigo fundo de hidraulicidade. O Governo recusa essa hipótese. A EDP avançou com um processo contra o Estado …

Conservadores vencem com maioria absoluta. Boris promete Brexit a 31 de janeiro

O Partido Conservador garantiu, esta quinta-feira, a maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso. Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 …