Ford já testa carros autónomos com chuva e neve

O futuro pode pertencer aos carros sem condutor, mas para que isso aconteça é necessário que os sistemas de condução autónomos se comportem tão bem (ou melhor) que um condutor humano em situações climáticas adversas.

Nesse sentido, a Ford já está a testar os seus automóveis em situações de neve e chuva.

Não faltam exemplos de sistemas de condução autónoma que se comportam bastante bem quando está bom tempo, mas onde uma simples chuvada pode baralhar os seus sensores e transformá-los em autênticas “baratas tontas”.

É precisamente para evitar isso que a Ford não se está a esquecer de testar os seus sistemas em condições atmosféricas mais complicadas, com neve e chuva.

Nestas situações, os dados fornecidos pelos LIDAR, os radares de luz, tornam-se bastante menos fiáveis, e o sistema da Ford passa a utilizá-los apenas para fazer uma detecção mais genérica da localização do veículo e passando a depender mais dos mapas detalhados que tiver em memória.

Este tipo de desenvolvimento irá certamente dar origem a novas gerações de sensores que se irão tornando cada vez mais fiáveis em condições que são complicadas até para os próprios condutores humanos, como nevoeiro.

Não há dúvida que há ainda um longo caminho a percorrer – mas que, com um pouco de vontade dos construtores e governos, poderá ser percorrido bastante mais rapidamente do que se possa imaginar.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …