Forças iraquianas cortam acesso do Daesh a Mossul

metrod / Flickr

Mosul, Iraque

Mossul, Iraque

A coligação de forças liderada pelo Iraque cortou a última via de abastecimento do grupo extremista Daesh entre Mossul e a Síria, isolando totalmente o reduto do movimento, afirmaram esta quarta-feira as autoridades iraquianas.

As forças paramilitares Hashed al-Shaabi (Mobilização Popular) chegaram à estrada que liga Tal Afar a Sinjar – a oeste de Mossul – e juntaram-se aos soldados curdos já no local, acrescentaram.

“As forças Hashed cortaram a estrada Tal Afar-Sinjar“, de acordo com uma informação partilhada nas redes sociais pelo comandante Abu Mahdi al-Mohandis, referindo-se às duas localidades na estrada que liga Mossul à Síria.

Este avanço significa que os 3.000 a 5.000 extremistas presentes em Mossul, de acordo com estimativas americanas, estarão cercados por todos os lados.

As forças iraquianas lançaram esta ofensiva a 17 de outubro para recuperar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque onde o líder máximo do Daesh, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou um “califado” em 2014.

As tropas federais já entraram na cidade pelo lado oriental, os ‘peshmerga’ (combatentes curdos) e outras forças aproximam-se pelo lado norte e sul e apenas o ocidente tinha ficado aberto.

Este último desenvolvimento vai tornar muito difícil e perigoso para o Daesh tentar deslocar guerrilheiros e equipamento entre Mossul e a cidade síria de Raqa, os dois últimos redutos do “califado”.

Os extremistas do Estado Islâmico já estão a abandonar as suas posições, mas têm deixado um rasto de destruição ao incendiar os poços de petróleo existentes na região.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …