Forças iraquianas cortam acesso do Daesh a Mossul

metrod / Flickr

Mosul, Iraque

Mossul, Iraque

A coligação de forças liderada pelo Iraque cortou a última via de abastecimento do grupo extremista Daesh entre Mossul e a Síria, isolando totalmente o reduto do movimento, afirmaram esta quarta-feira as autoridades iraquianas.

As forças paramilitares Hashed al-Shaabi (Mobilização Popular) chegaram à estrada que liga Tal Afar a Sinjar – a oeste de Mossul – e juntaram-se aos soldados curdos já no local, acrescentaram.

“As forças Hashed cortaram a estrada Tal Afar-Sinjar“, de acordo com uma informação partilhada nas redes sociais pelo comandante Abu Mahdi al-Mohandis, referindo-se às duas localidades na estrada que liga Mossul à Síria.

Este avanço significa que os 3.000 a 5.000 extremistas presentes em Mossul, de acordo com estimativas americanas, estarão cercados por todos os lados.

As forças iraquianas lançaram esta ofensiva a 17 de outubro para recuperar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque onde o líder máximo do Daesh, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou um “califado” em 2014.

As tropas federais já entraram na cidade pelo lado oriental, os ‘peshmerga’ (combatentes curdos) e outras forças aproximam-se pelo lado norte e sul e apenas o ocidente tinha ficado aberto.

Este último desenvolvimento vai tornar muito difícil e perigoso para o Daesh tentar deslocar guerrilheiros e equipamento entre Mossul e a cidade síria de Raqa, os dois últimos redutos do “califado”.

Os extremistas do Estado Islâmico já estão a abandonar as suas posições, mas têm deixado um rasto de destruição ao incendiar os poços de petróleo existentes na região.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …