/

Forças Armadas devem 37 milhões aos hospitais privados

O Instituto de Apoio Social das Forças Armadas (IASFA) ainda não regularizou a dívida de 37 milhões de euros que contraiu junto dos hospitais privados.

Em 2019, os Ministérios da Defesa Nacional e das Finanças e o Instituto de Apoio Social das Forças Armadas (IASFA) assinaram um memorando de entendimento, com um reforço orçamental de 45 milhões de euros, com o compromisso de regularização das dívidas acumuladas pela saúde dos militares nos três anos seguintes.

Acontece que o prazo para o pagamento integral das dívidas – primeiro trimestre de 2021 – não foi cumprido, escreve o Jornal de Notícias.

Segundo a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APAH), em junho, o encargo era de 37 milhões de euros. No entanto, este valor não inclui “a dívida vencida que, entretanto, alguns operadores venderam a instituições financeiras, pelo que o valor global das dívidas deve rondar os 50 milhões de euros”, revelou a APAH ao JN.

O Ministério da Defesa já admitiu que o valor rondará os 53 milhões.

“O plano de pagamentos acordado nunca foi formalmente transmitido aos prestadores privados”, disse Óscar Gaspar presidente da APAH, acrescentando que a instituição informou “reiteradamente” o IASFA e a tutela que, além da necessidade do regular pagamento da dívida, “a existência de um plano de amortização da dívida vencida é de maior importância em termos contabilísticos e de previsibilidade”.

De acordo com o responsável, o assunto está por decidir no Ministério das Finanças, sendo que o IASFA nunca foi dotado dos meios necessários para pagar totalmente a sua dívida aos hospitais privados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.