/

Força no espaço ajuda os buracos negros a comer tudo o resto (e é o fim)

3

A ciência já nos mostrou algumas vezes que nosso universo, um dia, num futuro muito, muito distante, vai acabar. Mas como é que isso vai acontecer? O físico teórico Robbert Dijkgraaf, professor do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, nos EUA, explica como o universo vai encontrar a sua morte.

Basicamente, o que Robbert Dijkgraaf diz é que os buracos negros vão destruir tudo.

“Acho que a maior descoberta da teoria de Einstein é que o universo está a expandir-se. Mas aprendemos algo ainda mais dramático nos últimos anos. Aprendemos que o Universo não está apenas a expandir-se, há uma força dentro do espaço vazio que o ajuda a afastar-se”, explica o físico.

“Isso na verdade está a acelerar a expansão do Universo, e essa expansão terá consequências realmente dramáticas. Significa que a parte mais distante do universo vai começar a afastar-se tão rapidamente que, numa determinada altura, essa parte do Universo será mais rápida do que a velocidade da luz”, explica.

LIGO

Representação artística das fusões de buracos negros detectadas pelo LIGO

Representação artística das fusões de buracos negros detectadas pelo LIGO

Segundo Dijkgraaf, essa aceleração trará consequências para a nossa galáxia, a Via Láctea. Todas as nossas galáxias vizinhas vão desaparecer lentamente, e um dia restará apenas a nossa galáxia – talvez com mais algumas outras.

“Nós vamos estar a viver num universo-ilha. Assim, quando a galáxia for deixada sozinha neste universo vazio, as estrelas vão-se apagar, uma a uma, vão queimar o seu combustível e desaparecer”, diz Dijkgraaf.

“E quando todas as estrelas queimarem o seu combustível, a única força que restará é a força da gravidade, que vai puxar lentamente as estrelas, e os buracos negros irão devorar tudo o que existe. E será isso”, acrescenta o físico.

Dijkgraaf acredita que, por este cenário ser muito desolador, muitos dos nossos físicos hesitam em acreditar que é realmente isto o que vai acontecer.

“Mas todos os estudos estão a apontar nessa direcção”, conclui Dijkgraaf.

3 Comments

  1. O universo não vai se tornar apenas um buraco negro gigante,vão ser buracos negros separados,mas mesmo os buracos negros morrem,eles também deixam de existir,eu acredito que depois disso tudo que foi dito acima acontecer,alguns trilhões de anos depois,aí sim o universo fique totalmente vazio,então

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.