“Foi no Jamor que o lagarto ardeu”: claque do Benfica gera nova polémica

O jogo de andebol entre o Benfica e o Sporting, realizado este sábado, ficou marcado por um cântico polémico da claque encarnada, que faz referência ao adepto sportinguista que morreu no Jamor por causa de um very-light.

Depois da polémica com o cântico dos Super Dragões, que fazia referência à queda do avião onde se encontravam os jogadores da Chapecoense, eis que surge um novo cântico para embaraçar o desporto português, desta vez a partir da claque do Benfica.

Foi no Jamor que o lagarto ardeu, na final da Taça o very-light é que o fodeu”, ouviu-se este sábado durante o jogo de andebol entre o Benfica e o Sporting, numa referência da claque encarnada ao adepto sportinguista Rui Mendes, de 36 anos, que morreu, em 1996, atingido por um very light durante a final da Taça de Portugal.

Já no mesmo dia, mas durante um jogo de futsal no Pavilhão da Luz, foi ouvido o mesmo cântico, o que levou o diretor de comunicação do Sporting a pedir a intervenção do Ministério Público, escreve o Público.

“A amoralidade continua impune. O silêncio criminoso da direcção de virgens ofendidas do clube que diz não ter claques mas que as apoia ilegalmente, é cada vez mais insuportável”, pode ler-se no Facebook de Nuno Saraiva.

Esta segunda-feira, o Benfica emitiu um comunicado no seu site oficial a condenar o cântico dos adeptos encarnados e no qual pede calma para o dérbi que se aproxima.

“O Sport Lisboa e Benfica tal como de imediato reagiu na noite de sábado, repetimos como de imediato reagiu, repete o repúdio e a condenação de forma veemente sobre os lamentáveis e inqualificáveis cânticos de um grupo de adeptos do nosso Clube”.

O Benfica refere que também foi alvo de cânticos ofensivos por parte da outra claque, nos quais não foi respeitada a “memória de Eusébio”.

“São comportamentos inaceitáveis, que merecem uma pública condenação, tais como os insultuosos cânticos à memória de Eusébio que foram feitos pela claque de outro clube e que estamos certos nada tem a ver com a instituição Sporting Clube de Portugal”.

“O Sport Lisboa e Benfica aproveita para testemunhar a sua confiança, de que a exemplo da história comum centenária, o dérbi do próximo fim de semana será mais um momento de festa, convívio e sã rivalidade e competição entre os atletas e adeptos dos dois clubes”.

No próximo sábado, às 20h30, o Sporting recebe o Benfica, no Estádio de Alvalade.

ZAP //

15 COMENTÁRIOS

  1. Que estupidez! Que idiotice! Que gente tão cretina!
    É incrivel como esta gentalha manhosa e ranhosa das “claques” evidencia atitudes desta natureza e os clubes ainda financiam gente desta.
    Há pouco tempo, soubemos da situação absurda e inqualificável da claque do Porto, a propósito do avião do Chapecoense e o Benfica. Tudo isso gerou, e bem, a repulsa generalizada, pois desejar a morte a alguém, mesmo de alguém que não se goste, é hediondo e revela a canalhice, a falta de carácter, de valores humanos e morais de quem emite tais disparates. Pois bem, estes idiotas agora, não aprenderam que há coisas que são tão estúpidas e animalescas que pura e simplesmente nem devem passar pela cabeça de alguém, minimamente bem formado.
    Cambada de cretinos janados, que destroem a essência do desporto.

  2. Sou benfiquista e digo, isto são bichos e não os vejo como adeptos de nada, pois eu apoio o meu clube e n é fdp…nem a desejar a morte a ninguém. Mas o mm aplica se seja em azul ou verde…VERGONHOSO

  3. é de lamentar o que está a acontecer.
    cada vez mais o futebol deixou de ser uma festa para passar a odio, ataques aos dirigentes, etc.
    a culpa de certas situaçoes é dos presidentes (uns fazem queixas, outros agridem outros presidentes, etc)
    ja la vai o tempo em que as claques podiam estar todas misturadas a assistir a um jogo e no fim saiam todos a cantar e a festejar.
    ou mudam as leis para estes casos ou ainda vamos ter mais mortes.
    nao é com pequenas multas (multas irrisorias que ate fazem um cidadao ri-se com as quantias que aplicam).
    estamos a ser piores do que as outras claques
    nunca se deve gozar com quem ja faleceu
    espero que a direcção do benfica penalize estes adeptos

  4. É realmente triste. Eu como Portista condeno o cântico sobre o chapecoense. Sem o querer desculpar, este cântico exprimia um desejo estupido de ver mortos os jogadores do benfica. E triste, mas… era um desejo. Os adewptos do Benfica foram mais longe, estão a GABAR-SE de um CRIME que eles cometeram. Nem sequer estão arrependidos… por favor. Acabem com TODAS as claques de uma vez por todas.

  5. A canalha, gastou todos os “tiros” a atacar os super-dragões pelo facto de referirem nos “cânticos”, de forma indecente o Chapacoense mas, não têm moral, ainda fizeram pior porque, os No Name Boys, claque ilegal, pertence aos que tiraram a vida a um adepto do SCP, no estádio do Jamor e cantam esse crime por isso, nem todos os membros das claques são energúmenos mas, no universo das claques existem muitos, infelizmente.

  6. Atrasados mentais… Todos! Seja lá de que clube forem…. Vão mas é fazer crochet, incompetentes (sobretudo mentais)! ehehehehehehehe

RESPONDER

-

Fugitivo de Caxias está escondido em Israel

O luso-israelita, que fugiu da prisão de Caxias com dois chilenos, está escondido em Israel e por lá continua sossegado porque as autoridades do país não estão a colaborar. Esta terça-feira, completam-se cem dias desde …

Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris

Festival "afro-feminista" gera polémica em França

Um festival planeado para este verão em Paris e reservado principalmente às mulheres negras desencadeou uma polémica, com a presidente da Câmara da capital francesa a defender a proibição de um evento "interdito aos brancos". Programado …

-

Mulheres são as maiores vítimas de assédio no trabalho, mas homens também sofrem

As mulheres são as principais vítimas tanto de assédio moral (16,7%) como de assédio sexual (14,4%) no local de trabalho, uma perseguição que também atinge os homens, segundo um estudo que será debatido hoje na …

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty denuncia Angola ao "abandono" com vídeo de grávida a dar à luz na rua

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua …

-

Estado português é o segundo na Europa que mais tempo demora a pagar

O Estado português leva 95 dias a pagar as suas faturas, ocupando a segunda posição entre 29 países europeus estudados, segundo divulgou esta segunda-feira a consultora Intrum Justitia. O relatório conclui que a Grécia é o …

-

Afinal, tarifa bi-horária de luz pode estar a prejudicar milhares de famílias

Há um universo de 1,34 milhões de consumidores que permanecem no mercado regulado de electricidade e 60% deles têm tarifas bi-horárias e tri-horárias que podem estar a penalizar as suas contas mensais. O alerta surge no …

-

Imobiliária "despachou" em dois dias 7 imóveis e 2 Porsches para fugir a penhora de 1.1 milhões

Uma imobiliária conseguiu vender a terceiros, em apenas dois dias, sete imóveis de que era proprietária na zona de Lisboa, colocando-os a salvo de uma penhora de que foi alvo, cujo valor ascende já …

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

Centeno está "deslumbrado e a oferecer-se" ao Eurogrupo

Mário Centeno está "deslumbrado" e em "campanha de auto-promoção" para se tornar presidente do Eurogrupo. É Luís Marques Mendes quem o refere, criticando o ministro das Finanças por estar a "oferecer-se" para o cargo. Em declarações …

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Angola confirma que José Eduardo dos Santos está em Espanha por motivos de saúde

O Presidente de Angola está em Espanha por razões médicas, confirmou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do país. Em declarações à rádio francesa RFI, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Georges Chikoti, confirmou que o Presidente …

A chanceler alemã, Angela Merkel

Merkel sugere que os europeus já não podem contar com EUA e Reino Unido

A chanceler alemã instou, no domingo, os países da União Europeia a manterem-se unidos e a tomarem as rédeas do seu destino, considerando que já lá vai o tempo em que se podia confiar totalmente …