“Foi no Jamor que o lagarto ardeu”: claque do Benfica gera nova polémica

O jogo de andebol entre o Benfica e o Sporting, realizado este sábado, ficou marcado por um cântico polémico da claque encarnada, que faz referência ao adepto sportinguista que morreu no Jamor por causa de um very-light.

Depois da polémica com o cântico dos Super Dragões, que fazia referência à queda do avião onde se encontravam os jogadores da Chapecoense, eis que surge um novo cântico para embaraçar o desporto português, desta vez a partir da claque do Benfica.

Foi no Jamor que o lagarto ardeu, na final da Taça o very-light é que o fodeu”, ouviu-se este sábado durante o jogo de andebol entre o Benfica e o Sporting, numa referência da claque encarnada ao adepto sportinguista Rui Mendes, de 36 anos, que morreu, em 1996, atingido por um very light durante a final da Taça de Portugal.

Já no mesmo dia, mas durante um jogo de futsal no Pavilhão da Luz, foi ouvido o mesmo cântico, o que levou o diretor de comunicação do Sporting a pedir a intervenção do Ministério Público, escreve o Público.

“A amoralidade continua impune. O silêncio criminoso da direcção de virgens ofendidas do clube que diz não ter claques mas que as apoia ilegalmente, é cada vez mais insuportável”, pode ler-se no Facebook de Nuno Saraiva.

Esta segunda-feira, o Benfica emitiu um comunicado no seu site oficial a condenar o cântico dos adeptos encarnados e no qual pede calma para o dérbi que se aproxima.

“O Sport Lisboa e Benfica tal como de imediato reagiu na noite de sábado, repetimos como de imediato reagiu, repete o repúdio e a condenação de forma veemente sobre os lamentáveis e inqualificáveis cânticos de um grupo de adeptos do nosso Clube”.

O Benfica refere que também foi alvo de cânticos ofensivos por parte da outra claque, nos quais não foi respeitada a “memória de Eusébio”.

“São comportamentos inaceitáveis, que merecem uma pública condenação, tais como os insultuosos cânticos à memória de Eusébio que foram feitos pela claque de outro clube e que estamos certos nada tem a ver com a instituição Sporting Clube de Portugal”.

“O Sport Lisboa e Benfica aproveita para testemunhar a sua confiança, de que a exemplo da história comum centenária, o dérbi do próximo fim de semana será mais um momento de festa, convívio e sã rivalidade e competição entre os atletas e adeptos dos dois clubes”.

No próximo sábado, às 20h30, o Sporting recebe o Benfica, no Estádio de Alvalade.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Que estupidez! Que idiotice! Que gente tão cretina!
    É incrivel como esta gentalha manhosa e ranhosa das “claques” evidencia atitudes desta natureza e os clubes ainda financiam gente desta.
    Há pouco tempo, soubemos da situação absurda e inqualificável da claque do Porto, a propósito do avião do Chapecoense e o Benfica. Tudo isso gerou, e bem, a repulsa generalizada, pois desejar a morte a alguém, mesmo de alguém que não se goste, é hediondo e revela a canalhice, a falta de carácter, de valores humanos e morais de quem emite tais disparates. Pois bem, estes idiotas agora, não aprenderam que há coisas que são tão estúpidas e animalescas que pura e simplesmente nem devem passar pela cabeça de alguém, minimamente bem formado.
    Cambada de cretinos janados, que destroem a essência do desporto.

  2. Sou benfiquista e digo, isto são bichos e não os vejo como adeptos de nada, pois eu apoio o meu clube e n é fdp…nem a desejar a morte a ninguém. Mas o mm aplica se seja em azul ou verde…VERGONHOSO

  3. é de lamentar o que está a acontecer.
    cada vez mais o futebol deixou de ser uma festa para passar a odio, ataques aos dirigentes, etc.
    a culpa de certas situaçoes é dos presidentes (uns fazem queixas, outros agridem outros presidentes, etc)
    ja la vai o tempo em que as claques podiam estar todas misturadas a assistir a um jogo e no fim saiam todos a cantar e a festejar.
    ou mudam as leis para estes casos ou ainda vamos ter mais mortes.
    nao é com pequenas multas (multas irrisorias que ate fazem um cidadao ri-se com as quantias que aplicam).
    estamos a ser piores do que as outras claques
    nunca se deve gozar com quem ja faleceu
    espero que a direcção do benfica penalize estes adeptos

  4. É realmente triste. Eu como Portista condeno o cântico sobre o chapecoense. Sem o querer desculpar, este cântico exprimia um desejo estupido de ver mortos os jogadores do benfica. E triste, mas… era um desejo. Os adewptos do Benfica foram mais longe, estão a GABAR-SE de um CRIME que eles cometeram. Nem sequer estão arrependidos… por favor. Acabem com TODAS as claques de uma vez por todas.

  5. A canalha, gastou todos os “tiros” a atacar os super-dragões pelo facto de referirem nos “cânticos”, de forma indecente o Chapacoense mas, não têm moral, ainda fizeram pior porque, os No Name Boys, claque ilegal, pertence aos que tiraram a vida a um adepto do SCP, no estádio do Jamor e cantam esse crime por isso, nem todos os membros das claques são energúmenos mas, no universo das claques existem muitos, infelizmente.

  6. Atrasados mentais… Todos! Seja lá de que clube forem…. Vão mas é fazer crochet, incompetentes (sobretudo mentais)! ehehehehehehehe

RESPONDER

Golas antifumo levam a buscas da PJ na Proteção Civil e no MAI

Após o inquérito aberto pelo Ministério Público em julho, estão, esta manhã de quarta-feira, a ser feitas buscas na Proteção Civil e no Ministério da Administração Interna devido à compra das golas antifumo. A Polícia Judiciária …

Arqueólogos acreditam ter encontrado "Endeavour", o navio de James Cook

Arqueólogos marinhos estão cada vez mais perto de encontrar o HMS Endeavour, o navio do explorador britânico James Cook. Uma equipa internacional de arqueólogos marinhos acredita ter descoberto o local onde se encontra o HMS Endeavour, …

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …