Fogo começou em Tomar, passou o rio e chegou a Abrantes

Paulo Cunha / Lusa

O fogo que deflagrou este sábado em Tomar, no distrito de Santarém, está 90% dominado, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

O fogo deflagrou às 16h11 deste sábado na freguesia de São Pedro em Tomar, passou o Rio Zêzere e atingiu os concelhos de Abrantes e Constância. Pelas 24h00, estava a ser combatido por 570 bombeiros, com 164 viaturas.

Segundo a página da Proteção Civil, o combate começou com pouco mais de uma centena de bombeiros e à medida que o fogo foi crescendo, os bombeiros foram sendo reforçados. Com o cair da noite os meios aéreos, que chegaram a ser mais de dez, foram desmobilizados.

Ao que o Observador, pelo menos, uma casa no concelho de Abrantes foi consumida pelas chamas. As autoridades chegaram a ponderar encerrar a A23, não só pelo fumo intenso que dificulta a visibilidade, mas também pelo aproximar da frente do fogo.

Um bombeiro ficou ferido durante o combate ao incêndio, que foi dado como dominado no concelho de Tomar, anunciou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, esclarecendo que o veículo onde este operacional seguia “não ardeu”, como chegou a ser avançado.

O incêndio lavrou junto a algumas aldeias dos concelhos de Abrantes e Constância, nomeadamente Martinchel e Montalvo, depois de ter passado o rio Zêzere, junto à Barragem de Castelo de Bode, disse à Lusa fonte do CDOS de Santarém, salientando que o incêndio não colocou as populações em risco, não tendo sido necessário proceder a qualquer evacuação.

O fogo não tem uma frente muito extensa, em termos de largura, evoluindo em comprimento, referiu a mesma fonte, acrescentando que está a arder “com alguma intensidade em povoamento florestal”.

Também durante a tarde de sábado um avião Canadair foi forçado a amarar na barragem de Castelo de Bode, na sequência de uma falha no motor.

“Um avião anfíbio pesado (Canadair CL215), de indicativo operacional Alfa 2, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, amarou esta tarde na Barragem de Castelo de Bode, após abortar a descolagem na sequência de uma operação de scooping”, esclareceu a Proteção Civil em comunicado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento debate fim das comissões bancárias no MB Way e nas prestações da casa

O Parlamento debate esta quinta-feira projetos do BE, do PCP, do PS, do PAN e do PSD sobre limitação e proibição de comissões bancárias, tendo os bloquistas, que agendaram esta discussão, expectativa de que os …

Castração química. Bloco de Esquerda é contra veto a projeto de lei do Chega (e explica porquê)

A Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias considerou que o projeto de lei do Chega "não preenche os requisitos do ponto de vista constitucional". O Bloco de Esquerda votou contra e explicou …

Estado pode deixar de ganhar dinheiro com empréstimo ao Novo Banco

Atualmente, o Fundo de Resolução paga juros de 2% e 1,38% pelos empréstimos contraídos junto do Estado para financiar as medidas de resolução do BES e do Banif, respetivamente. Porém, esse valor pode descer para …

Equipa de campanha de Trump processa The New York Times por difamação

A equipa de campanha de Donald Trump processou o The New York Times. Em causa está um artigo publicado em março do ano passado. A equipa de campanha de Donald Trump alega que o jornal publicou, …

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …