“Foge da confusão algarvia”. Aeroporto de Faro promove França como destino

photo2go.albufeira / Flickr

Grutas de Benagil, em Lagoa, no Algarve

O Aeroporto de Faro partilhou nas suas redes sociais uma campanha publicitária que apelava à fuga da “confusão algarvia” e sugeria uma cidade francesa como destino alternativo. Depois da onda de críticas e do pedido de esclarecimentos do Governo, a ANA Aeroportos de Portugal suspendeu o anúncio.

“Foge da confusão algarvia e descansa em França!!”, era esta a mensagem, acompanhada por uma imagem de Marselha, no sul de França, que protagonizava uma campanha publicada nas redes sociais da ANA através do Aeroporto de Faro, conta o Eco. A mensagem prometia ainda “marinas, praias, água transparente e calor”.

Numa nota oficial do Ministério das Infraestruturas e Habitação, o Governo afirma que pediu à ANA esclarecimentos sobre o sucedido, bem como a retirada do anúncio.

“O Governo, assim que tomou conhecimento da situação [campanha publicitária do Aeroporto de Faro a promover o destino Marselha] pediu explicações à ANA e pediu de imediato que fossem tomadas medidas para retirar uma publicação que é contrária aos interesses do país, dos portugueses e da economia nacional”, pode ler-se.

“A ANA já promoveu uma averiguação sobre o que se passou e retirou de imediato a ligação em causa“, salienta ainda a mesma nota.

A publicação em causa era patrocinada, sendo da responsabilidade da gestora dos aeroportos nacionais, cuja concessão é da Vinci, uma empresa francesa, segundo escreve o diário de economia.

(dr)

A publicação gerou uma onda de críticas. O presidente da Região do Turismo do Algarve, João Fernandes, condenou a campanha, e, segundo escreve o Jornal de Notícias, contactou a direção do aeroporto que “ordenou a imediata cessação da referida campanha e o apuramento de responsabilidades pela divulgação da mesma”.

Também o presidente do PS/Algarve, José Graça, pediu “a suspensão imediata das campanhas patrocinadas pelo Aeroporto de Faro, promovendo destinos externos em alternativa ao Algarve, tendo contactado a tutela para manifestar o seu desagrado”.

A página de Facebook do PS/Algarve sugere ainda que a publicidade a França poderá estar relacionada com a privatização da ANA, que é detida pela Vinci Airports.

Por sua vez, o deputado social democrata Cristóvão Norte classificou a campanha de “tolice” e um “desrespeito pelos algarvios”.

Contactada pelo Jornal de Notícias, a ANA não fez ainda quaisquer comentários. A agência Lusa tentou, sem sucesso, obter uma reação da direção do aeroporto de Faro.

Entretanto, a agência de comunicação Brandworkers assumiu “total responsabilidade” pela publicação do anúncio nas redes sociais. “A Brandworkers lamenta profundamente o impacto negativo causado pela publicação referida, recusada previamente pelo aeroporto de Faro”, lê-se num comunicado enviado pela agência e citado pela Lusa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

WeChat censura mensagem enviada por primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa

Uma rede social chinesa apagou na quinta-feira uma mensagem conciliatória enviada pelo primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa na Austrália, numa altura de crescentes tensões entre Pequim e Camberra. A aplicação WeChat, semelhante ao WhatsApp, e desenvolvida …

Apenas 27,2% da população quer tomar a vacina contra a covid-19 assim que for possível

Dados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), recolhidos em novembro, revelaram que a persiste a desconfiança face à nova vacina contra a covid-19 que chega a Portugal em janeiro, com apenas 27,2% da população …

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …