FMI pode não participar em novo resgate à Grécia

World Economic Forum / Flickr

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

O Fundo Monetário Internacional (FMI) quer demarcar-se de futuros resgates à Grécia, segundo o jornal espanhol El Mundo, que diz que a instituição transmitiu isso mesmo aos parceiros europeus na reunião do eurogrupo.

A falta de medidas efetivas por parte do executivo liderado por Alexis Tsipras para conter a despesa e o défice e as medidas levadas a cabo nas últimas semanas, como a readmissão de funcionários públicos, pode levar o Fundo a querer deixar os parceiros europeus e o Banco Central Europeu (BCE) sozinhos num terceiro resgate, que poderá ascender a 50 mil milhões de euros.

A Grécia deu na segunda-feira ordem para pagar hoje cerca de 750 milhões de euros de dívida FMI, mas nas próximas semanas o país ainda tem de desembolsar muitos mais milhões de euros à instituição, alem de ter de refinanciar bilhetes do tesouro que vencem.

Os desembolsos ao BCE também farão mossa nos cofres gregos: são 3,5 mil milhões a 20 de julho e 3,2 mil milhões a 07 agosto, relativos a títulos de dívida soberana grega detida por Frankfurt.

Na conferência de imprensa após o Eurogrupo, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, assumiu pela primeira vez a grave situação dos cofres helénicos. “A liquidez é um assunto terrivelmente urgente”, afirmou.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Apoiado. Em toda a Europa, os trabalhadores, fazem os seus descontos para o Estado. Cumprem com as obrigações perante os seu Países. Levam a vida que podem levar em função dos seus rendimentos. Fazem sacrificios para que sejam cumpridas as normas de solideriedade. PORQUE É QUE OS GREGOS TEM QUE SER DIFERENTES ? Nós não devemos pagar ZORBICES. Trabalhem e paguem impostos como nos.

RESPONDER

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …