Florida em estado de emergência devido a tempestade tropical

NOAA / EPA

A tempestade tropical Erika atinge a Flórida, depois de causar mortes em Dominica

O governador da Florida, Rick Scott, declarou esta sexta-feira o estado de emergência no estado norte-americano, de forma antecipar o impacto da tempestade tropical Erika, que deverá atingir a região sudeste dos Estados Unidos na próxima semana.

“A tempestade tropical Erika representa uma grave ameaça para todo o estado da Florida e exige que sejam tomadas precauções antecipadas para proteger as comunidades, as infraestruturas mais críticas e, em geral, o bem-estar do estado”, indicou Rick Scott, na ordem executiva hoje divulgada.

O governador agendou para hoje três diferentes reuniões para estudar a situação e uma conferência de imprensa para explicar as medidas a adotar.

O último boletim do Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), divulgado esta sexta-feira, indicou que a tempestade tropical Erika, a quinta da temporada de furações na bacia atlântica, está a aproximar-se da República Dominicana, depois de ter provocado chuvas intensas em Porto Rico e nas Ilhas Virgens.

O centro meteorológico indicou que a zona central de Cuba e o estado da Florida “deviam monitorizar a evolução da tempestade Erika”, referindo, no entanto, que a intempérie não deverá evoluir para a categoria de furacão quando atingir o sudeste dos Estados Unidos nas primeiras horas de segunda-feira.

Entre as medidas previstas, o governador da Florida vai colocar em alerta a guarda nacional, cujos elementos vão estar coordenados com as agências federais.

A par de facilitar a circulação naquele estado para responder a possíveis evacuações e possíveis cortes de acessos, Rick Scott ordenou o fornecimento de mantimentos para as áreas potencialmente em perigo e colocou à disposição os edifícios públicos para serem utilizados como abrigos.

A guarda costeira norte-americana emitiu igualmente um alerta aos navegadores e aos portos devido aos fortes ventos que podem atingir a costa da Florida nas próximas 72 horas.

A temporada dos furacões no Atlântico começou oficialmente a 1 de junho. Desde então foram registadas cinco tempestades tropicais: Ana, Bill, Claudette, Danny – que se transformou num furação de categoria 3 (de um máximo de cinco) – e Erika.

A passagem da tempestade Erika pela ilha caribenha de Dominica provocou três mortos e cerca de 30 desaparecidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …