Florida em estado de emergência devido a tempestade tropical

NOAA / EPA

A tempestade tropical Erika atinge a Flórida, depois de causar mortes em Dominica

O governador da Florida, Rick Scott, declarou esta sexta-feira o estado de emergência no estado norte-americano, de forma antecipar o impacto da tempestade tropical Erika, que deverá atingir a região sudeste dos Estados Unidos na próxima semana.

“A tempestade tropical Erika representa uma grave ameaça para todo o estado da Florida e exige que sejam tomadas precauções antecipadas para proteger as comunidades, as infraestruturas mais críticas e, em geral, o bem-estar do estado”, indicou Rick Scott, na ordem executiva hoje divulgada.

O governador agendou para hoje três diferentes reuniões para estudar a situação e uma conferência de imprensa para explicar as medidas a adotar.

O último boletim do Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), divulgado esta sexta-feira, indicou que a tempestade tropical Erika, a quinta da temporada de furações na bacia atlântica, está a aproximar-se da República Dominicana, depois de ter provocado chuvas intensas em Porto Rico e nas Ilhas Virgens.

O centro meteorológico indicou que a zona central de Cuba e o estado da Florida “deviam monitorizar a evolução da tempestade Erika”, referindo, no entanto, que a intempérie não deverá evoluir para a categoria de furacão quando atingir o sudeste dos Estados Unidos nas primeiras horas de segunda-feira.

Entre as medidas previstas, o governador da Florida vai colocar em alerta a guarda nacional, cujos elementos vão estar coordenados com as agências federais.

A par de facilitar a circulação naquele estado para responder a possíveis evacuações e possíveis cortes de acessos, Rick Scott ordenou o fornecimento de mantimentos para as áreas potencialmente em perigo e colocou à disposição os edifícios públicos para serem utilizados como abrigos.

A guarda costeira norte-americana emitiu igualmente um alerta aos navegadores e aos portos devido aos fortes ventos que podem atingir a costa da Florida nas próximas 72 horas.

A temporada dos furacões no Atlântico começou oficialmente a 1 de junho. Desde então foram registadas cinco tempestades tropicais: Ana, Bill, Claudette, Danny – que se transformou num furação de categoria 3 (de um máximo de cinco) – e Erika.

A passagem da tempestade Erika pela ilha caribenha de Dominica provocou três mortos e cerca de 30 desaparecidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …