Florida em estado de emergência devido a tempestade tropical

NOAA / EPA

A tempestade tropical Erika atinge a Flórida, depois de causar mortes em Dominica

O governador da Florida, Rick Scott, declarou esta sexta-feira o estado de emergência no estado norte-americano, de forma antecipar o impacto da tempestade tropical Erika, que deverá atingir a região sudeste dos Estados Unidos na próxima semana.

“A tempestade tropical Erika representa uma grave ameaça para todo o estado da Florida e exige que sejam tomadas precauções antecipadas para proteger as comunidades, as infraestruturas mais críticas e, em geral, o bem-estar do estado”, indicou Rick Scott, na ordem executiva hoje divulgada.

O governador agendou para hoje três diferentes reuniões para estudar a situação e uma conferência de imprensa para explicar as medidas a adotar.

O último boletim do Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), divulgado esta sexta-feira, indicou que a tempestade tropical Erika, a quinta da temporada de furações na bacia atlântica, está a aproximar-se da República Dominicana, depois de ter provocado chuvas intensas em Porto Rico e nas Ilhas Virgens.

O centro meteorológico indicou que a zona central de Cuba e o estado da Florida “deviam monitorizar a evolução da tempestade Erika”, referindo, no entanto, que a intempérie não deverá evoluir para a categoria de furacão quando atingir o sudeste dos Estados Unidos nas primeiras horas de segunda-feira.

Entre as medidas previstas, o governador da Florida vai colocar em alerta a guarda nacional, cujos elementos vão estar coordenados com as agências federais.

A par de facilitar a circulação naquele estado para responder a possíveis evacuações e possíveis cortes de acessos, Rick Scott ordenou o fornecimento de mantimentos para as áreas potencialmente em perigo e colocou à disposição os edifícios públicos para serem utilizados como abrigos.

A guarda costeira norte-americana emitiu igualmente um alerta aos navegadores e aos portos devido aos fortes ventos que podem atingir a costa da Florida nas próximas 72 horas.

A temporada dos furacões no Atlântico começou oficialmente a 1 de junho. Desde então foram registadas cinco tempestades tropicais: Ana, Bill, Claudette, Danny – que se transformou num furação de categoria 3 (de um máximo de cinco) – e Erika.

A passagem da tempestade Erika pela ilha caribenha de Dominica provocou três mortos e cerca de 30 desaparecidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …