Um vídeo, filmado no início deste mês numa floresta em Sacre-Coeur, Quebec, no Canadá, mostra aquilo que parece ser a Terra a fazer um exercício de respiração profunda. Estará ela descontente ou a respirar de alívio?
Não é um terramoto, nem o ressonar de uma divindade da floresta. Aliás, a explicação real para este fenómeno é muito menos interessante do que poderíamos imaginar, e muito menos aterrorizante também. Vento: este é o verdadeiro culpado.
No início deste mês, foi filmado um vídeo intrigante numa floresta em Sacre-Coeur, Quebec, no Canadá, que mostra aquilo que parece ser a Terra a fazer um exercício de respiração profunda. Mil e um teorias à volta deste fenómeno, muitas que nos poderiam levar a pensar que sim, a Terra pode estar mesmo muito chateada connosco. Mas, afinal, é só vento.
“Durante um evento de chuva e tempestade de vento, o solo fica saturado, ‘afrouxando’ a coesão do solo com as raízes enquanto o vento sopra na copa de uma árvore”, explicou Mark Vanderwouw, arborista que trabalha na Shady Lane Expert Tree Care em Ontário, no Canadá.
“O vento está a tentar empurrar as árvores, e à medida que a força é transferida para as raízes, o solo começa a ‘levantar’.” Na verdade, o que acontece é um choque entre os elementos: vento versus raiz; ar versus terra.
De acordo com o especialista, se o vento soprasse um bocadinho mais forte, as raízes das árvores provavelmente começariam a partir, e a floresta, consequentemente, a cair. Um cenário que não deveria ser assim tão bonito de se assistir.
Se estava à espera de uma razão mais emocionante do que o vento, não desespere. Lembre-se que a floresta respira mesmo. As árvores substituem o dióxido de carbono (CO2) por oxigénio através da fotossíntese. No solo, pequenos micróbios devoram o CO2, armazenado nas raízes e nas folhas mortas, e libertam-no de volta para o ar.
Por isso, sim, as florestas devem respirar, mas não de uma forma notória. A chamada respiração do solo, por exemplo, tem acontecido com muita mais frequência nos últimos 25 anos, tudo por causa das alterações climáticas. No fundo, as mudanças que estão a ocorrer no nosso planeta estão a causar a hiperventilação da natureza.
ZAP // Live Science
E onde está o vídeo??? Ah! Fui buscá-lo ao Youtube… https://youtu.be/bMoywL6gIZU
De nada…
Caro José,
O vídeo está no tweet embebido no texto da notícia.
Não tinha reparado, mas penso que não custaria muito incluí lo na notícia, por exemplo, em vez da imagem de topo. É a minha opinião, apenas, seguindo uma habitual “norma” vossa quando publicam vídeos.
Não percebo o “mistério”. Eu vi o vídeo antes de ler a notícia e interpretei imediatamente que o fenómeno era resultado do vento, na verdade estava a espera que a árvore fosse arrancada pela raiz o que (ainda) não aconteceu.