Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe.

A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player em 31 de dezembro. Embora a empresa norte-americana tivesse anunciado três anos antes que deixaria de o distribuir e atualizar, há setores industriais que continuam a ser prejudicados por se recusarem a dispensar os seus serviços, apesar dos avisos e recomendações para o desinstalar.

De acordo com o portal TechNode, no dia 15 de janeiro, o fim do suporte ao Flash Player afetou parte do sistema ferroviário da cidade chinesa de Dalian, no nordeste do país.

Como resultado, vários computadores num depósito de operações ferroviárias deixaram de funcionar e perderam o acesso ao sistema local de despacho de comboios.

Foi a última atualização do programa que causou o problema, uma vez que que a Adobe incluiu um switch para bloquear a execução do conteúdo a partir de 12 de janeiro.

Uma equipa de especialistas em computação teve de reverter a atualização e colocar o sistema em funcionamento novamente.

A equipa responsável restaurou os backups das máquinas, mas as atualizações automáticas fizeram com que o Flash fosse desativado novamente.

Por fim, e depois de mais de 20 horas de esforço, os técnicos restauraram uma versão anterior do Flash, instalando uma versão pirata, que tornou possível executar o programa em todos os computadores e reativar os sistemas danificados.

O depósito de operações ferroviárias tornou público o colapso do seu equipamento, oferecendo atualizações minuto a minuto, onde contavam a história.

A publicação foi removida horas depois de o problema ter sido corrigido devido a provocações nas redes sociais, onde muitos utilizadores e especialistas no assunto acharam difícil acreditar que o sistema ferroviário ainda estivesse a usar o Flash Player.

Outros perguntaram-se por que razão o setor ferroviário não teria planeado retirar o programa apesar dos avisos da Adobe desde 2017.

Em comunicado, o depósito negou uma “paralisia direta do sistema de despacho de comboios” e alegou que o problema se tinha limitado a computadores “recém-adquiridos”. Além disso, a nota refere que a dificuldade afetou apenas um sistema estatístico e que nem o transporte ferroviário nem os comboios foram afetados.

Segundo o TechNode, o Flash Player ainda é “amplamente utilizado” nas instituições governamentais chinesas.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se esta obsolescência planeada se aplicasse aos carros, imaginem que o vosso carro deixasse de funcionar, quando a marca que o fez deixasse de o fabricar, e vos dissessem “epa, já é velho de mais e tem problemas de segurança e performance e tal. Esquece isso!”?… que galhofa!

RESPONDER

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …