Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe.

A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player em 31 de dezembro. Embora a empresa norte-americana tivesse anunciado três anos antes que deixaria de o distribuir e atualizar, há setores industriais que continuam a ser prejudicados por se recusarem a dispensar os seus serviços, apesar dos avisos e recomendações para o desinstalar.

De acordo com o portal TechNode, no dia 15 de janeiro, o fim do suporte ao Flash Player afetou parte do sistema ferroviário da cidade chinesa de Dalian, no nordeste do país.

Como resultado, vários computadores num depósito de operações ferroviárias deixaram de funcionar e perderam o acesso ao sistema local de despacho de comboios.

Foi a última atualização do programa que causou o problema, uma vez que que a Adobe incluiu um switch para bloquear a execução do conteúdo a partir de 12 de janeiro.

Uma equipa de especialistas em computação teve de reverter a atualização e colocar o sistema em funcionamento novamente.

A equipa responsável restaurou os backups das máquinas, mas as atualizações automáticas fizeram com que o Flash fosse desativado novamente.

Por fim, e depois de mais de 20 horas de esforço, os técnicos restauraram uma versão anterior do Flash, instalando uma versão pirata, que tornou possível executar o programa em todos os computadores e reativar os sistemas danificados.

O depósito de operações ferroviárias tornou público o colapso do seu equipamento, oferecendo atualizações minuto a minuto, onde contavam a história.

A publicação foi removida horas depois de o problema ter sido corrigido devido a provocações nas redes sociais, onde muitos utilizadores e especialistas no assunto acharam difícil acreditar que o sistema ferroviário ainda estivesse a usar o Flash Player.

Outros perguntaram-se por que razão o setor ferroviário não teria planeado retirar o programa apesar dos avisos da Adobe desde 2017.

Em comunicado, o depósito negou uma “paralisia direta do sistema de despacho de comboios” e alegou que o problema se tinha limitado a computadores “recém-adquiridos”. Além disso, a nota refere que a dificuldade afetou apenas um sistema estatístico e que nem o transporte ferroviário nem os comboios foram afetados.

Segundo o TechNode, o Flash Player ainda é “amplamente utilizado” nas instituições governamentais chinesas.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se esta obsolescência planeada se aplicasse aos carros, imaginem que o vosso carro deixasse de funcionar, quando a marca que o fez deixasse de o fabricar, e vos dissessem “epa, já é velho de mais e tem problemas de segurança e performance e tal. Esquece isso!”?… que galhofa!

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …