Sem Jesus, mas com Deus no banco. Flamengo vence e pode sagrar-se campeão no próximo domingo

Alexandre Vidal / Flamengo

O treinador português Jorge Jesus pode sagrar-se campeão brasileiro já no próximo fim-de-semana. O ‘Fla’ leva uma vantagem de 10 pontos para o segunda classificado, o Palmeiras.

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, venceu hoje em casa o Bahia, por 3-1, depois de ter estado a perder, voltando a dispor de uma vantagem de 10 pontos no campeonato brasileiro de futebol.

O ‘mengão’ beneficiou do empate caseiro do Palmeiras na receção ao Corinthians (1-1), no sábado, e soma agora 77 pontos, mais 10 pontos do que o ‘verdão’, segundo classificado, após 32 jornadas.

Willian Arão, aos 39 minutos, marcou na própria baliza o golo que deu vantagem ao Bahia, mas a formação orientada por Jesus deu a volta, na segunda parte, com golos de Reinier, aos 54, Bruno Henrique, aos 72, e Gabriel Barbosa, aos 88.

Face ao castigo de Jorge Jesus, quem assumiu o papel de comandar as tropas foi o treinador adjunto João de Deus. O técnico português tem acompanhado Jesus desde a sua chegada a Arábia Saudita para treinar o Al Hilal.

Neste panorama, o Flamengo pode sagrar-se campeão brasileiro já no próximo fim-de-semana, dia 17 de novembro, caso vença as duas partidas que tem até lá. O ‘Fla’ recebe o Vasco na quinta-feira, antes de viajar até casa do Grêmio no domingo.

Além disso, é necessário que o Palmeiras perca ou empate frente ao Bahia, num jogo que se disputa também no domingo.

Não temos pressão nenhuma porque não somos campeões de nada. Temos uma vantagem mas se não ganharmos os próximos jogos a vantagem dilui-se rapidamente. Não tem essa história de campeão. São 18 pontos em disputa e tomara que conquistemos todos. Seria sinal de título. Temos uma vantagem, mas se vacilarmos ela vai embora”, disse João de Deus após a vitória de ontem, citado pela FOX Sports.

Além disso, o português desvalorizou a ausência de Jesus no banco, realçando que JJ foi responsável pelo delineamento da estratégia para o jogo.

“O facto de estar dirigir a equipa pressupõe um trabalho muito forte que sempre fazemos, e é feito pelo nosso treinador. Todos nós nos sentimos confortáveis porque a preparação do jogo foi feita pelo nosso chefe. De alguma forma, todos ficaram muito tranquilos. O trabalho de casa foi bem feito“, acrescentou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Campos de reeducação servem para reduzir o número de uigures, diz estudo chinês

Um relatório chinês confirma que os campos de reeducação para onde o Governo envia os uigures da província de Xinjiang têm como objetivo diminuir a população uigur. O documento foi publicado acidentalmente online Depois de uma …

Merkel cede e aceita levantamento progressivo das medidas. França estima que situação melhore em abril

A chanceler alemã, Angela Merkel, aceitou na quarta-feira um levantamento progressivo das restrições contra a pandemia na Alemanha, cedendo a um descontentamento crescente na opinião e no próprio governo a sete meses das eleições legislativas. Ao …

Não tem de "haver culpados" no incêndio que matou cães em Santo Tirso, diz Governo

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, defendeu ontem que “não tem de haver culpados” no incêndio de julho de 2020 que vitimou mais de 70 animais em dois abrigos ilegais em Santo …

Diagnóstico de grupo de peritos confirma cenário negro na Saúde Pública

A Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e Sua Implementação pinta um retrato negro do estado da Saúde Pública em Portugal. Em fevereiro do ano passado, a ministra Marta Temido nomeou …

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …