Sem Jesus, mas com Deus no banco. Flamengo vence e pode sagrar-se campeão no próximo domingo

Alexandre Vidal / Flamengo

O treinador português Jorge Jesus pode sagrar-se campeão brasileiro já no próximo fim-de-semana. O ‘Fla’ leva uma vantagem de 10 pontos para o segunda classificado, o Palmeiras.

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, venceu hoje em casa o Bahia, por 3-1, depois de ter estado a perder, voltando a dispor de uma vantagem de 10 pontos no campeonato brasileiro de futebol.

O ‘mengão’ beneficiou do empate caseiro do Palmeiras na receção ao Corinthians (1-1), no sábado, e soma agora 77 pontos, mais 10 pontos do que o ‘verdão’, segundo classificado, após 32 jornadas.

Willian Arão, aos 39 minutos, marcou na própria baliza o golo que deu vantagem ao Bahia, mas a formação orientada por Jesus deu a volta, na segunda parte, com golos de Reinier, aos 54, Bruno Henrique, aos 72, e Gabriel Barbosa, aos 88.

Face ao castigo de Jorge Jesus, quem assumiu o papel de comandar as tropas foi o treinador adjunto João de Deus. O técnico português tem acompanhado Jesus desde a sua chegada a Arábia Saudita para treinar o Al Hilal.

Neste panorama, o Flamengo pode sagrar-se campeão brasileiro já no próximo fim-de-semana, dia 17 de novembro, caso vença as duas partidas que tem até lá. O ‘Fla’ recebe o Vasco na quinta-feira, antes de viajar até casa do Grêmio no domingo.

Além disso, é necessário que o Palmeiras perca ou empate frente ao Bahia, num jogo que se disputa também no domingo.

Não temos pressão nenhuma porque não somos campeões de nada. Temos uma vantagem mas se não ganharmos os próximos jogos a vantagem dilui-se rapidamente. Não tem essa história de campeão. São 18 pontos em disputa e tomara que conquistemos todos. Seria sinal de título. Temos uma vantagem, mas se vacilarmos ela vai embora”, disse João de Deus após a vitória de ontem, citado pela FOX Sports.

Além disso, o português desvalorizou a ausência de Jesus no banco, realçando que JJ foi responsável pelo delineamento da estratégia para o jogo.

“O facto de estar dirigir a equipa pressupõe um trabalho muito forte que sempre fazemos, e é feito pelo nosso treinador. Todos nós nos sentimos confortáveis porque a preparação do jogo foi feita pelo nosso chefe. De alguma forma, todos ficaram muito tranquilos. O trabalho de casa foi bem feito“, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …