Fitch mantém rating da dívida portuguesa, mas “eleições criam um grau de incerteza”

A agência de notação financeira Fitch decidiu voltar a não mexer no rating de Portugal. Mantém-se em BBB, com perspetiva estável.

A agência de rating Fitch afirmou a classificação de Portugal como BBB, nível de investimento, com perspetiva estável, descartando riscos no curto prazo relacionados com o chumbo do Orçamento do Estado, mas admitindo “incerteza” para lá de 2022.

“Com as medidas de apoio relacionadas com a pandemia a serem gradualmente retiradas, o falhanço de não passar o orçamento não deve colocar riscos significativos no curto prazo aos objetivos orçamentais. No entanto, as eleições criam um grau de incerteza acerca da direção da política orçamental para lá de 2022″, pode ler-se na nota divulgada pela Fitch.

O impacto da pandemia nas finanças portuguesas, nota, foi menos expressivo do que era esperado, além de a economia estar a recuperar melhor do que se antecipava e de ter havido relativa contenção da parte do Governo nas medidas extraordinárias.

A agência norte-americana refere que o rating BBB de Portugal é resultado do equilíbrio entre “as suas forças institucionais, os fortes indicadores de governança e rendimento ‘per capita’ superior aos pares da categoria BBB” e “a alta dívida pública e fracas finanças externas”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.