Físicos confirmam a existência de um novo estado da matéria: o supersólido

ETH Zurich

A experiência do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suiça

A experiência do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suiça

Duas equipas de cientistas criaram uma forma de matéria “impossível” em laboratório: o supersólido, que tem propriedades gasosas, líquidas e sólidas ao mesmo tempo.

Há muitas discussões sobre quantos estados da matéria existem, mas as teorias mais populares defendem que a matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. Mas há também outros estados que, ou são intermediários ou pouco conhecidos – como o plasma e o condensado de Bose-Einstein.

Agora, os especialistas criaram um estado da matéria que dizem existir há mais de 50 anos, mas ninguém tinha sido capaz de demonstrar que é realmente possível. As duas equipas de físicos, dos EUA e da Suíça, usaram diferentes técnicas para obter os primeiros exemplos de matéria supersólida.

Inicialmente, os cientistas começaram por transformar átomos num “condensado de Bose-Einstein“, um gás extremamente gelado feito de átomos de rubídio com números pares de eletrões – ou seja, com um número de spin inteiro.

Os átomos com um número de spin inteiro são chamados de bosões, que, segundo as leis da física, ocupam o mesmo espaço, e mostram efeitos estranhos da mecânica quântica, como fluir sem qualquer resistência. Ou seja, como o frio é tanto, os átomos congelam e não se conseguem movimentar, ficando “colados” como um único superátomo, mas mantendo propriedades líquidas.

Na Suíça, os cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique colocaram o condensado de Bose-Einstein em duas câmaras de ressonância ótica, e usaram lasers para moldar o superátomo numa estrutura de cristal regular e rígida, indicando um estado sólido. No entanto, a matéria criada manteve as suas propriedades líquidas.

MIT

A experiência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA

A experiência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA

No MIT, nos Estados Unidos, os físicos criaram o “superátomo” com sódio, em vez de rubídio. Depois, moldaram a matéria, criando uma diferença de densidade de átomos em diferentes regiões.

Os especialistas norte-americanos observaram a densidade do sólido a manifestar-se em tiras, e, quando iluminaram o material, este saltou como se estivesse a bater numa grade. Deste modo, a equipa concluiu que tinha conseguido criar um material supersólido.

“Estes não são sólidos que podem ser agarrados com as mãos. São materiais altamente projetados que não apresentam as suas características sólidas em todas as dimensões. O que os torna ainda mais estranhos”, afirmou Wolfgang Ketterle do MIT, sublinhando que este novo estado da matéria combina propriedades de gases, sólidos e líquidos.

Agora será realizada uma verificação independente que aprove as conclusões das duas experiências, de modo a garantir que o estado da matéria produzido pelas equipas possa realmente ser chamado de supersólido.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma critica ao Português apresentado. Peço desculpa por ser chato, mas há coisas que simplesmente não me soam bem.
    Onde se lê “…Duas equipas de cientistas criaram uma forma de matéria “impossível” em laboratório…”, penso que deveria estar “… Duas equipas de cientistas criaram, em laboratório, uma forma de matéria “impossível”…”.
    Afinal de contas, a forma de matéria foi criada em laboratório, e na primeira forma da frase entende-se que a forma de matéria é impossível de criar em laboratório, e que teria sido criada pelos cientistas algures.

    • Questão de vírgula. A seguir a “impossível”, deveria estar uma vírgula. Pois ele não queria dizer que esse estado da matéria era impossível de ser criado em laboratório, mas sim que esse mesmo estado da matéria é que era, aparentemente, impossível: por isso ter colocado o impossível entre aspas
      Penso eu de que…

RESPONDER

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …