Físicos confirmam a existência de um novo estado da matéria: o supersólido

ETH Zurich

A experiência do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suiça

A experiência do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suiça

Duas equipas de cientistas criaram uma forma de matéria “impossível” em laboratório: o supersólido, que tem propriedades gasosas, líquidas e sólidas ao mesmo tempo.

Há muitas discussões sobre quantos estados da matéria existem, mas as teorias mais populares defendem que a matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. Mas há também outros estados que, ou são intermediários ou pouco conhecidos – como o plasma e o condensado de Bose-Einstein.

Agora, os especialistas criaram um estado da matéria que dizem existir há mais de 50 anos, mas ninguém tinha sido capaz de demonstrar que é realmente possível. As duas equipas de físicos, dos EUA e da Suíça, usaram diferentes técnicas para obter os primeiros exemplos de matéria supersólida.

Inicialmente, os cientistas começaram por transformar átomos num “condensado de Bose-Einstein“, um gás extremamente gelado feito de átomos de rubídio com números pares de eletrões – ou seja, com um número de spin inteiro.

Os átomos com um número de spin inteiro são chamados de bosões, que, segundo as leis da física, ocupam o mesmo espaço, e mostram efeitos estranhos da mecânica quântica, como fluir sem qualquer resistência. Ou seja, como o frio é tanto, os átomos congelam e não se conseguem movimentar, ficando “colados” como um único superátomo, mas mantendo propriedades líquidas.

Na Suíça, os cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique colocaram o condensado de Bose-Einstein em duas câmaras de ressonância ótica, e usaram lasers para moldar o superátomo numa estrutura de cristal regular e rígida, indicando um estado sólido. No entanto, a matéria criada manteve as suas propriedades líquidas.

MIT

A experiência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA

A experiência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA

No MIT, nos Estados Unidos, os físicos criaram o “superátomo” com sódio, em vez de rubídio. Depois, moldaram a matéria, criando uma diferença de densidade de átomos em diferentes regiões.

Os especialistas norte-americanos observaram a densidade do sólido a manifestar-se em tiras, e, quando iluminaram o material, este saltou como se estivesse a bater numa grade. Deste modo, a equipa concluiu que tinha conseguido criar um material supersólido.

“Estes não são sólidos que podem ser agarrados com as mãos. São materiais altamente projetados que não apresentam as suas características sólidas em todas as dimensões. O que os torna ainda mais estranhos”, afirmou Wolfgang Ketterle do MIT, sublinhando que este novo estado da matéria combina propriedades de gases, sólidos e líquidos.

Agora será realizada uma verificação independente que aprove as conclusões das duas experiências, de modo a garantir que o estado da matéria produzido pelas equipas possa realmente ser chamado de supersólido.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma critica ao Português apresentado. Peço desculpa por ser chato, mas há coisas que simplesmente não me soam bem.
    Onde se lê “…Duas equipas de cientistas criaram uma forma de matéria “impossível” em laboratório…”, penso que deveria estar “… Duas equipas de cientistas criaram, em laboratório, uma forma de matéria “impossível”…”.
    Afinal de contas, a forma de matéria foi criada em laboratório, e na primeira forma da frase entende-se que a forma de matéria é impossível de criar em laboratório, e que teria sido criada pelos cientistas algures.

    • Questão de vírgula. A seguir a “impossível”, deveria estar uma vírgula. Pois ele não queria dizer que esse estado da matéria era impossível de ser criado em laboratório, mas sim que esse mesmo estado da matéria é que era, aparentemente, impossível: por isso ter colocado o impossível entre aspas
      Penso eu de que…

RESPONDER

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …

Espírito Santo escondeu 30 milhões de euros na Suíça com 'barriga de aluguer'

O Banque Privée Espírito Santo (BPES), banco do Grupo Espírito Santo (GES) na Suíça que está em fase de liquidação, terá ocultado 30 milhões de euros das autoridades através de uma 'barriga de aluguer'. Esse dinheiro …

G7 começa hoje. Amazónia, Brexit e Irão discutidos por lideres mundiais

As divergências em relação ao Irão, ao Brexit, aos fogos na Amazónia e ao comércio mundial deverão marcar a cimeira das grandes potências industriais (G7) que se inicia hoje em Biarritz, França. O presidente de França, …