Fisco penhora 48 casas por dia

Mário Cruz / Lusa

Até ao final de novembro, a Autoridade Tributária tinha já penhorado 16.073 imóveis por dívidas fiscais, ou seja, em média o Fisco penhorou 48 casas por dia, um pouco menos do que registado em 2017, quando foram penhoradas 16.166.

Os números, avançados pelo Correio da Manhã nesta segunda-feira, dão conta que estas ações de penhora, que incidem não só sobre casas de morada de família, mas também sobre lojas, armazéns, quintas e até terrenos para construção, têm cumprido escrupulosamente as limitações definidas pela Lei 13/2016 de 23 de maio que protege a casa de morada de família no âmbito de processos de execução fiscal.

Contudo, e segundo escreve o diário, tem existido alguma confusão em relação à aplicação do diploma acima referido. A lei não proíbe que a casa de morada de família seja penhorada pelo Fisco, mas sim que essa casa seja vendida em hasta pública com o consequente despejo dos seus ocupantes.

O Correio da Manhã apurou que a maioria das penhoras realizadas durante este ano correspondem efetivamente a casas de morada de família, em que os devedores ficaram a morar no imóvel.

No portal de venda de bens penhorados da Autoridade Tributária encontram-se atualmente à venda cerca de 4000 imóveis que podem ser adquiridos através de leilão eletrónico, ou por proposta em carta fechada.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Triste notícia!
    Acho que o bem de família deveria ser protegido, infelizmente caminhamos para um país de misseraveis morando debaixo de pontes ou em casas de tábua. Tudo isso pra alimentar esse governo com gastos desgovernado que dá 16% de aumento pro judiciário que salários passam de 20 mil e 4% para quem ganha salário mínimo. Querido Deus olhe pelos misseraveis e nos proteja da mão do César que a séculos vem buscar o que ganhamos com suor e trabalho.

  2. Será que o fisco vai penhorar a casa as deputados, que fugiram aos impostos? E ñ são tão poucos como isso. Basta seguir o rasto do dinheiro para as offshore.

  3. Cada povo merece o governo que tem…..os brasileiros estão preocupados com o carnaval, copa do mundo, entre outras aberrações…. enquanto nossos governantes saqueiam o povo…..

    • O povo merece os políticos que têm… É o “crime organizado” a ocupar espaço na política. Pobre deste Brasil que se torna ridículo aos olhos do mundo, ao querer ter lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU.Com políticos de tão baixo nível que aos poucos vão destruindo o Brasil,como podem querer que o mundo acredite que seriam capazes de opinar sobre os problemas mundiais.

  4. E até penhoram a quem nada deve e até com certidão de não divida
    A culpa é termos um governo que Catarina Martins 1ª Ministra Vice primeiro Ministro Mariana Mortágua e António Costa Marketing e Publicidade
    Santos Silva

  5. Acho que fazem bem em manter os antigos proprietários na moradia penhorada, no entanto acho ao nivés de se preocuparem tanto em penhoras deviam era preocuparem-se em reduzir o IVA da electricidade e gás para os 6%. Não existe justificação possivel para sacrificar um sem número de familias e pessoas de idade a um inverno rigoroso sem aquecimento devido aos custos exagerados da energia, fruto de uma carga excessiva de impostos. Todos os anos morrem idosos e crianças no Inverno devido a doenças causadas pela falta de aquecimento em casa, é este o Portugal que temos…

  6. Aberração pagar 23 % IVA na eletrecidade e o vinho paga taxa de 13% .
    Mas eu ate gosto de vinho e consumo
    com regularidade.

  7. O povo merece os políticos que têm… É o “crime organizado” a ocupar espaço na política. Pobre deste Brasil que se torna ridículo aos olhos do mundo, ao querer ter lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU.Com políticos de tão baixo nível que aos poucos vão destruindo o Brasil,como podem querer que o mundo acredite que seriam capazes de opinar sobre os problemas mundiais.

RESPONDER

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …

Provas do caso Luanda Leaks podem ser nulas em Portugal

A Constituição da República Portuguesa determina que as provas obtidas mediantes violação de correspondência são consideradas nulas. Desta forma, os documentos conseguidos por Rui Pinto no caso Luanda Leaks podem vir a ser nulas aos …

Rui Pinto "tropeçou" nos Luanda Leaks sem querer

Foi quando estava à procura de "segredos do futebol" no âmbito dos Football Leaks que o hacker Rui Pinto "tropeçou" nos documentos que incriminam Isabel dos Santos nos Luanda Leaks. É o seu advogado, o …

Líder do assalto às armas de Tancos libertado

João Paulino estava preso preventivamente desde 28 de setembro de 2018. Esta segunda-feira foi libertado por excesso de prisão preventiva. O ex-fuzileiro João Paulino foi hoje libertado por excesso de prisão preventiva. A notícia foi confirmada …

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …