Fisco passa a pente fino 11 benefícios fiscais prestes a caducarem

Tiago Petinga / Lusa

Há 11 benefícios fiscais de IRS, IRC, IVA e imposto do selo que caducam a 31 de dezembro. Há duas hipóteses: ou estes incentivos terminam ou são mantidos.

Para continuarem de pé, porém, o Parlamento tem de tomar uma decisão nos próximos meses. Por isso mesmo, a equipa do ministro das Finanças, Mário Centeno, já pediu ao Fisco para começar a fazer a avaliação técnica individual de cada um destes incentivos.

De acordo com o jornal Público, o objetivo é obter pistas que ajudam a tomar uma decisão sobre o que fazer individualmente com cada benefício. Pode acabar-se com ele, mantê-lo tal como está ou mantê-lo com ajustamentos. Em causa estão apoios que, juntos, representam uma despesa superior a 150 milhões de euros, num lote de benefícios que têm objetivos, destinatários e impactos na despesa do Estado muito distintos.

Na lista dos 11 benefícios está, por exemplo, a isenção de IRC de que os bancos não-residentes em Portugal beneficiam para os juros dos depósitos a prazo, ou a isenção de IRC que as instituições de crédito não-residentes podem invocar para os juros dos empréstimos ou para os ganhos nos contratos de swap concedidos a bancos sediados em Portugal.

Como se trata de uma matéria fiscal, a decisão sobre a continuidade ou o fim de um benefício terá sempre de passar pelo Parlamento, ou seja, haverá uma proposta de lei do Governo e os partidos poderão submeter a alterações.

A avaliação foi pedida no final de julho pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, cabendo agora ao Centro de Estudos Fiscais apresentar o documento, sendo que nas Finanças foi dada carta-branca para que o fisco peça a colaboração de uma universidade pública com competências na área da análise das políticas públicas.

Tendo em conta que as eleições legislativas estão à porta, a palavra final caberá ao próximo elenco de deputados. Tudo se decidirá depois das legislativas de 6 de outubro.

Há mais de 500 benefícios fiscais em Portugal ainda sem contar com incentivos de IMI, IMT e as chamadas “taxas preferenciais” de IVA. Um incentivo pode ser criado para captar investimento estrangeiro, apoiar as PME, promover a poupança ou premiar o investimento na gestão de resíduos, por exemplo. As áreas de intervenção são muitas, mas há uma grande quantidade de benefícios sem um objetivo extrafiscal claro.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …