Fisco aperta o controlo a cartões virtuais e de refeição

.shock / photoxpress

O Fisco vai reforçar as medidas de controlo sobre os pagamentos efectuados com cartões dual, virtuais e pré-pagos, nos quais se integram os de refeição. O objectivo é detectar eventuais fugas fiscais.

Assim, bancos e entidades financeiras que permitem pagamentos com estes cartões dual, virtuais e pré-pagos vão ter que passar a enviar à Autoridade Tributária (AT) informações sobre as operações realizadas, avança o Diário de Notícias esta terça-feira.

O controlo do Fisco também abrange os pagamentos e transferências efectuadas nos terminais ATM (Multibanco), nos portais dos bancos ou através de aplicações móveis, de acordo com o mesmo jornal.

Até agora, a comunicação ao Fisco abrangia apenas os valores pagos por cartão de crédito ou de débito nos terminais de pagamento automático das empresas. Estavam, assim, em causa, apenas os valores pagos a empresários em nome individual, a trabalhadores independentes e a empresas.

Mas o Fisco vai alargar o controlo, visando que “todos os intermediários financeiros e intermediários de pagamentos comuniquem todos os recebimentos que os seus clientes tiveram”, explica ao jornal o CEO da Easypay, empresa que vai ter que efectuar as novas comunicações ao Fisco, Sebastião Lancastre.

A próxima declaração a enviar por bancos e entidades financeiras ao Fisco já vai ter que incluir todos os pagamentos realizados a partir de 1 de Janeiro de 2017.

O objectivo é cruzar os dados destas transacções com os rendimentos declarados, para detectar eventuais fugas ao Fisco.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que engraçado que é o fisco tuga.
    Quando é que finalmente vai apurar e fiscalizar os paraísos fiscais ou as ordens dos manda chuvas é para deixar esses paraísos em paz… quem souber que responda.

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …