//

Fisco aperta o controlo a cartões virtuais e de refeição

2

.shock / photoxpress

O Fisco vai reforçar as medidas de controlo sobre os pagamentos efectuados com cartões dual, virtuais e pré-pagos, nos quais se integram os de refeição. O objectivo é detectar eventuais fugas fiscais.

Assim, bancos e entidades financeiras que permitem pagamentos com estes cartões dual, virtuais e pré-pagos vão ter que passar a enviar à Autoridade Tributária (AT) informações sobre as operações realizadas, avança o Diário de Notícias esta terça-feira.

O controlo do Fisco também abrange os pagamentos e transferências efectuadas nos terminais ATM (Multibanco), nos portais dos bancos ou através de aplicações móveis, de acordo com o mesmo jornal.

Até agora, a comunicação ao Fisco abrangia apenas os valores pagos por cartão de crédito ou de débito nos terminais de pagamento automático das empresas. Estavam, assim, em causa, apenas os valores pagos a empresários em nome individual, a trabalhadores independentes e a empresas.

Mas o Fisco vai alargar o controlo, visando que “todos os intermediários financeiros e intermediários de pagamentos comuniquem todos os recebimentos que os seus clientes tiveram”, explica ao jornal o CEO da Easypay, empresa que vai ter que efectuar as novas comunicações ao Fisco, Sebastião Lancastre.

A próxima declaração a enviar por bancos e entidades financeiras ao Fisco já vai ter que incluir todos os pagamentos realizados a partir de 1 de Janeiro de 2017.

O objectivo é cruzar os dados destas transacções com os rendimentos declarados, para detectar eventuais fugas ao Fisco.

ZAP //

2 Comments

  1. Que engraçado que é o fisco tuga.
    Quando é que finalmente vai apurar e fiscalizar os paraísos fiscais ou as ordens dos manda chuvas é para deixar esses paraísos em paz… quem souber que responda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.