“Fiquei infetado mas não preciso da vacina”: atleta olímpico explica a sua postura

Jacob Gralton / Flickr

O golfista norte-americano Bryson DeChambeau

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê.

Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde seria um dos favoritos à subida ao pódio no golfe masculino. Seria, não foi: o novo coronavírus afastou-o de jogar no Japão.

O número sete da tabela mundial apresentou um teste positivo no dia 23 de julho, numa série de testes realizados antes da sua partida para Tóquio. Ficou fora dos Jogos Olímpicos, deixando espaço para a entrada do seu substituto, o repetente Patrick Reed.

Bryson tinha recusado tomar a vacina contra a doença. Recusou e continua a recusar. E explica porquê: “Reparem numa coisa: a vacina não significa necessariamente que ficarei imune. Sou jovem, prefiro dar a vacina às pessoas que realmente precisam dela. Eu não preciso”.

Sou saudável. Sou um jovem que vai continuar a ser saudável e que vai continuar a trabalhar para ser saudável. Mas acho que não é positivo eu estar a tirar a vacina a alguém que realmente poderia precisar dela”, justificou o golfista, ao Golf Channel.

Com o passar do tempo, e “se a vacina se tornar mesmo mesmo mainstream, e se tudo for bem analisado“, aí sim, Bryson não apresentará qualquer obstáculo e será vacinado.

Devido à pandemia, não esteve nos Jogos Olímpicos, mas… “Não senti nada porque não joguei. Não interessa. Foi triste quando testei positivo. Mas logo a seguir a isso, o meu cérebro mudou-se para outro sítio: pronto, não estive nos Jogos Olímpicos. É o que é”.

O norte-americano não sabe como foi infetado. Realizou testes antes, durante e depois do torneio Open Championship (a meio de julho) e não soube de qualquer infeção em pessoas próximas. Mas, mesmo assim, apresentou um teste positivo.

Está de volta ao PGA Tour depois de perder quase cinco quilos por causa de ter contraído a covid-19. Vai participar no WGC-FedEx St. Jude Invitational mas não espera um grande resultado em Tennessee: “Só quero ir lá e sentir-me bem, de novo. As expectativas baixas poderão ajudar-me a jogar bem”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …