Finlandeses dormiram no supermercado para combater onda de calor

A solução dos finlandeses para combater a invulgar onda de calor que atinge a Europa? Pedir a uma cadeia de supermercados para dormir numa das suas lojas.

A onda de calor que atingiu a Europa nos últimos dias, e que vai começar a abrandar esta terça-feira, atingiu não só os países do sul mas também o norte do “Velho Continente”, com países que não estão habituados ao calor a viver um dos verões mais quentes dos últimos anos.

Segundo o El País, combater as altas temperaturas nestes países pode ser mais complicado porque são zonas pouco preparadas para estas eventualidades (são poucos os lugares com ar condicionado). Por este motivo, a cadeia de supermercados finlandesa K-Supermarket decidiu acolher uma centena de clientes no último sábado, convidando-os a dormir no interior da sua loja.

O país está a enfrentar um dos verões mais quentes dos cem anos da sua existência, de acordo com o jornal espanhol. Em Helsínquia, capital da Finlândia, a temperatura média no verão costuma rondar os 19 graus, porém, este ano superou os 25 graus quase todos os dias deste mês de julho e chegou a alcançar um recorde histórico de 31,6 graus, segundo dados do Instituto Finlandês de Meteorologia.

A ideia de dormir no supermercado surgiu depois de a empresa ter recebido várias petições dos clientes em jeito de brincadeira para poder dormir no estabelecimento, explicou a responsável de operações da loja de Pohjois-Haaga, a oeste de Helsínquia, Marika Lindfors.

“Tentamos sempre dar resposta às opiniões dos nossos clientes”, explicou Lindfors a vários meios de comunicação. O convite, feito a partir das redes sociais da loja no passado 1 de agosto, levantou tantas expectativas – oito mil gostos e mais de duas mil partilhas – que a cadeia de supermercados se viu obrigada a limitar a ocupação de “hóspedes” a apenas cem pessoas.

“Muitos clientes estão desejosos de passar a noite nos nossos frigoríficos”, podia ler-se na mensagem do K-Supermarket. No convite, a cadeia de supermercados pedia aos clientes para levarem as suas coisas mas dizia para não se preocuparem com o pequeno-almoço.

As únicas regras, para além de estar entre os cem primeiros a inscrever-se, eram estar na loja no sábado, antes do fecho, e apagar todas as luzes à meia-noite. Além disso, a empresa indicou que iria deixar de vender cerveja a partir das 21h00, mas que outros produtos continuariam a estar disponíveis.

Nas últimas décadas, as ondas de calor causaram muito mais mortes na Europa do que qualquer outro evento climático extremo. E a comunidade científica prevê que sejam cada vez mais comuns os verões mais quentes do que o habitual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …