Finlandeses dormiram no supermercado para combater onda de calor

A solução dos finlandeses para combater a invulgar onda de calor que atinge a Europa? Pedir a uma cadeia de supermercados para dormir numa das suas lojas.

A onda de calor que atingiu a Europa nos últimos dias, e que vai começar a abrandar esta terça-feira, atingiu não só os países do sul mas também o norte do “Velho Continente”, com países que não estão habituados ao calor a viver um dos verões mais quentes dos últimos anos.

Segundo o El País, combater as altas temperaturas nestes países pode ser mais complicado porque são zonas pouco preparadas para estas eventualidades (são poucos os lugares com ar condicionado). Por este motivo, a cadeia de supermercados finlandesa K-Supermarket decidiu acolher uma centena de clientes no último sábado, convidando-os a dormir no interior da sua loja.

O país está a enfrentar um dos verões mais quentes dos cem anos da sua existência, de acordo com o jornal espanhol. Em Helsínquia, capital da Finlândia, a temperatura média no verão costuma rondar os 19 graus, porém, este ano superou os 25 graus quase todos os dias deste mês de julho e chegou a alcançar um recorde histórico de 31,6 graus, segundo dados do Instituto Finlandês de Meteorologia.

A ideia de dormir no supermercado surgiu depois de a empresa ter recebido várias petições dos clientes em jeito de brincadeira para poder dormir no estabelecimento, explicou a responsável de operações da loja de Pohjois-Haaga, a oeste de Helsínquia, Marika Lindfors.

“Tentamos sempre dar resposta às opiniões dos nossos clientes”, explicou Lindfors a vários meios de comunicação. O convite, feito a partir das redes sociais da loja no passado 1 de agosto, levantou tantas expectativas – oito mil gostos e mais de duas mil partilhas – que a cadeia de supermercados se viu obrigada a limitar a ocupação de “hóspedes” a apenas cem pessoas.

“Muitos clientes estão desejosos de passar a noite nos nossos frigoríficos”, podia ler-se na mensagem do K-Supermarket. No convite, a cadeia de supermercados pedia aos clientes para levarem as suas coisas mas dizia para não se preocuparem com o pequeno-almoço.

As únicas regras, para além de estar entre os cem primeiros a inscrever-se, eram estar na loja no sábado, antes do fecho, e apagar todas as luzes à meia-noite. Além disso, a empresa indicou que iria deixar de vender cerveja a partir das 21h00, mas que outros produtos continuariam a estar disponíveis.

Nas últimas décadas, as ondas de calor causaram muito mais mortes na Europa do que qualquer outro evento climático extremo. E a comunidade científica prevê que sejam cada vez mais comuns os verões mais quentes do que o habitual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …