//

Finlandeses dormiram no supermercado para combater onda de calor

A solução dos finlandeses para combater a invulgar onda de calor que atinge a Europa? Pedir a uma cadeia de supermercados para dormir numa das suas lojas.

A onda de calor que atingiu a Europa nos últimos dias, e que vai começar a abrandar esta terça-feira, atingiu não só os países do sul mas também o norte do “Velho Continente”, com países que não estão habituados ao calor a viver um dos verões mais quentes dos últimos anos.

Segundo o El País, combater as altas temperaturas nestes países pode ser mais complicado porque são zonas pouco preparadas para estas eventualidades (são poucos os lugares com ar condicionado). Por este motivo, a cadeia de supermercados finlandesa K-Supermarket decidiu acolher uma centena de clientes no último sábado, convidando-os a dormir no interior da sua loja.

O país está a enfrentar um dos verões mais quentes dos cem anos da sua existência, de acordo com o jornal espanhol. Em Helsínquia, capital da Finlândia, a temperatura média no verão costuma rondar os 19 graus, porém, este ano superou os 25 graus quase todos os dias deste mês de julho e chegou a alcançar um recorde histórico de 31,6 graus, segundo dados do Instituto Finlandês de Meteorologia.

A ideia de dormir no supermercado surgiu depois de a empresa ter recebido várias petições dos clientes em jeito de brincadeira para poder dormir no estabelecimento, explicou a responsável de operações da loja de Pohjois-Haaga, a oeste de Helsínquia, Marika Lindfors.

“Tentamos sempre dar resposta às opiniões dos nossos clientes”, explicou Lindfors a vários meios de comunicação. O convite, feito a partir das redes sociais da loja no passado 1 de agosto, levantou tantas expectativas – oito mil gostos e mais de duas mil partilhas – que a cadeia de supermercados se viu obrigada a limitar a ocupação de “hóspedes” a apenas cem pessoas.

“Muitos clientes estão desejosos de passar a noite nos nossos frigoríficos”, podia ler-se na mensagem do K-Supermarket. No convite, a cadeia de supermercados pedia aos clientes para levarem as suas coisas mas dizia para não se preocuparem com o pequeno-almoço.

As únicas regras, para além de estar entre os cem primeiros a inscrever-se, eram estar na loja no sábado, antes do fecho, e apagar todas as luzes à meia-noite. Além disso, a empresa indicou que iria deixar de vender cerveja a partir das 21h00, mas que outros produtos continuariam a estar disponíveis.

Nas últimas décadas, as ondas de calor causaram muito mais mortes na Europa do que qualquer outro evento climático extremo. E a comunidade científica prevê que sejam cada vez mais comuns os verões mais quentes do que o habitual.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.