Finanças lançam “Fatura da Sorte” com prémios até 91 mil euros

The Reboot / Flickr

-

Os prémios das Finanças para quem pede fatura podem estar mesmo a começar. O sorteio deverá chamar-se “Fatura da Sorte” e o início está previsto para a primeira semana de abril.

O Jornal de Negócios teve acesso ao projeto do diploma que estipula as regras do concurso semanal, que poderá atribuir até 91 mil euros – líquidos – e deverá arrancar na primeira semana de abril, incidindo sobre as faturas passadas no início de janeiro. O valor em causa já inclui o desconto do Imposto do Selo, feito de antemão pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

As finanças admitem gastar até dez milhões de euros por ano com estes sorteios, que poderão acontecer até 60 vezes por ano – o equivalente a uma vez por semana, acrescido de algumas edições especiais.

Inicialmente deverão ser sorteados automóveis, avança o Negócios, mas o diploma, que deverá ser aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, deixa em aberto a possibilidade de serem atribuídos outros bens em espécie.

Premiar quem ajuda a prevenir

O sorteio do Fisco está “oficialmente” na calha desde outubro do ano passado, quando foi apresentada a proposta de Orçamento de Estado para 2014.

“Fica o Governo autorizado a aprovar um regime que institua e regulamente a elaboração de um sorteio específico para a atribuição de um prémio às pessoas singulares com um número de identificação fiscal associado a uma fatura comunicada” à Autoridade Tributária e Aduaneira, lê-se no documento.

Segundo a proposta do Executivo, “a atribuição do prémio visa, em conjunto com outras medidas, a prevenção da fraude e evasão fiscais, valorizando a atuação dos cidadãos na exigência de fatura comprovativa da existência de uma operação tributável localizada em território nacional”.

Ficam habilitados os clientes que pedirem fatura com número de contribuinte, que as empresas enviam mensalmente para as Finanças. Antes de cada sorteio são divulgadas as faturas que vão a concurso. O nome do vencedor e da entidade que emitiu a fatura só serão divulgados com autorização dos mesmos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CEO do BCP defende taxa sobre transações financeiras para pagar Novo Banco

O CEO do Millennium BCP, Miguel Maya, defendeu a criação de taxas sobre transações financeiras sobre contribuintes portugueses como uma alternativa ao mecanismo de capital contingente para pagar o Novo Banco. Entre as contribuições para o …

Totti deixa Roma. "Chegou o dia que eu esperava que nunca chegasse"

O diretor técnico da Roma anunciou que vai deixar o cargo, por as suas opiniões não terem sido consideradas na escolha do novo treinador da equipa de futebol, o português Paulo Fonseca. "Chegou o dia que …

Bruges limita turismo "para não se tornar uma Disneylândia"

Burges, na Bélgica, é a mais recente cidade europeia a impor limites ao turismo para que "não se torne a Disneylândia". Dirk De Fauw, presidente da câmara local, anunciou em declarações ao jornal Het Nieuwsblad que …

Hospital Santa Maria abre inquérito a morte de Ruben Carvalho

A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte decidiu abrir um processo de inquérito na sequência de notícias sobre eventual negligência hospitalar no internamento do histórico dirigente do PCP. Fonte oficial do Centro Hospitalar, que integra o …

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …