O Ministério das Finanças anunciou esta terça-feira o lançamento de uma aplicação (App) que permite facilitar a entrega da declaração automática de rendimentos (IRS Automático).
Em comunicado, a tutela explica que além dos contribuintes que estejam abrangidos pelo regime do IRS automático, a nova app pode também ser utilizada por todos os que queiram consultar o estado da sua declaração de IRS de 2016.
“A disponibilização desta nova app é mais um passo no sentido da modernização das formas de interação com os contribuintes, através do desenvolvimento de aplicações móveis que tornem mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais”, refere o Ministério das Finanças.
A app, gratuita, é compatível com os sistemas operativos Android e IOS. O IRS Automático está disponível para os contribuintes sem dependentes, apenas com rendimentos de trabalho em Portugal, e que estejam enquadrados nas restantes condições da lei.
Neste ano, o prazo para entrega das declarações de IRS de 2016, que teve início no passado 1 de Abril e que vai decorrer até 31 de Maio, é igual para todos os contribuintes, independentemente do tipo de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros) e do tipo de entrega da declaração (na Internet ou no papel).
ZAP // Lusa