“O final das vossas vidas será atrás das grades”, avisa Zelenskyy aos aliados de Putin

1

(h) UKrainian Presidential Press Service / EPA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy

Zelenskyy promete que o massacre em Bucha está a ser investigado e que a Ucrânia quer encontrar os responsáveis e adiantou que vai falar na reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Numa nova mensagem em vídeo, Volodymur Zelenskyy afirmou que está comprometido a fazer os possíveis para garantir que os possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia serão investigados e punidos.

“Hoje em dia as pessoas não são executadas, mas todas as Skabeevas [apresentadora e comentadora de política pró-Putin], tagarelas dos programas da noite, mentirosos das linhas da frente e os seus chefes em Moscovo deviam lembrar-se: o final das vossas vidas será atrás das grades“, disse o Presidente ucraniano.

O chefe de Estado sublinha que hoje em dia “há muito mais ferramentas do que quando se julgou os Nazis, após a II Guerra Mundial”.

Depois das imagens dos corpos nas ruas da cidade de Bucha, Zelenskyy garante que as autoridades ucranianas estão a tentar identificar todos os soldados russos envolvidos “o mais rapidamente possível”.

“Todos os crimes dos invasores estão documentados. Já temos a base necessária para trazer os militares russos à justiça por cada crime que cometeram. Chegará a altura em que todos os russos saberão toda a verdade sobre quem os seus compatriotas mataram. Quem deu as ordens. Quem fechou os olhos aos homicídios. Documentaremos tudo e exporemos ao mundo”, avisa Zelenskyy.

O Presidente ucraniano adiantou ainda que vai falar na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas que terá lugar esta terça-feira e que abordará as denúncias de alegados crimes de guerra cometidos por tropas russas em Bucha.

Recorde-se que o Governo ucraniano acusou o Kremlin de genocídio depois de terem sido encontrados centenas de corpos sem vida nas ruas e enterrados em valas comuns em Bucha, cidade que fica 30 quilómetros a norte de Kiev, após a saída das tropas russas.

“Estamos interessados na investigação mais transparente e completa, com resultados que vão ser conhecidos e explicados a toda a comunidade internacional”, prometeu o líder ucraniano.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.